O protagonismo feminino é cada vez mais evidente em diversos setores do mercado de trabalho. Na área educacional, não é diferente. Um desses exemplos está na sede da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em Belém, onde mais da metade do quadro de profissionais é composto por mulheres. Diariamente, mais de 700 servidoras ocupam e desempenham variadas funções na instituição pública.
Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, nesta terça-feira (08), uma programação especial foi preparada pela Secretaria Adjunta de Gestão de Pessoas (Sagep), por meio da Coordenação de Assistência ao Servidor (CAS), para as servidoras lotadas no prédio-sede, que foram recepcionadas com música e carinho.
Um momento de relaxamento às profissionais da educação foi a exibição do filme “Tô Ryca”, no auditório Prof. Dionísio João Hage. Na ocasião, houve o sorteio de brindes às participantes, e na área externa foram oferecidos atendimentos estéticos e serviços de saúde, além da venda de produtos confeccionados por mulheres.
Múltiplos papéis- A secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, destacou que há mulheres que desempenham múltiplos papéis, muitas com jornada tripla, mas sempre fortes, atuantes, presentes como servidoras em todas as áreas da Seduc, transformando vidas em toda parte. “Hoje, celebramos de forma diferente, mas é importante frisar que as mulheres devem ser evidenciadas todos os dias. Aqui deixo o meu fraterno abraço a toda nossa grande equipe de valentes mulheres, que são protagonistas da educação por todo Pará. O meu muito obrigado a todas vocês!”, disse a titular da Seduc.
De acordo com a servidora Benedita Gonçalves, o evento é importante para a valorização das mulheres que trabalham na Secretaria “Esta ação é fundamental porque nós, mulheres, precisamos ser reconhecidas em todos os setores da sociedade, e em nosso local de trabalho não pode ser diferente. Portanto, acredito que esses momentos de acolhimento e respeito deveriam ser constantes, para que possamos nos sentir cada vez mais valorizadas”, enfatizou.
A coordenadora da CAS, Rita Silva, ressaltou que a maioria dos servidores da Seduc é formada por mulheres, e acrescentou que eventos de acolhimento são fundamentais para o bem-estar de cada profissional da educação.
Ela anunciou que outros eventos voltados ao público feminino estão sendo planejados pela Seduc, a fim de evidenciar o protagonismo das mulheres. “Foram oferecidos diversos serviços para fomentar a autoestima das servidoras. Elas puderam fazer limpeza de pele, receberam brindes, compraram produtos artesanais produzidos por mulheres e também tiveram à disposição serviços de saúde. Dessa forma, um dos nossos objetivos, através de iniciativas como essa, é valorizar o bem-estar de cada colaboradora”, complementou Rita Silva.
Texto: Vinícius Leal e Marx Vasconcelos - Ascom/Seduc
Mín. 22° Máx. 38°