Sexta, 17 de Maio de 2024
23°

Parcialmente nublado

Canaã dos Carajás, PA

Tecnologia Tecnologia

Vale recebe sua segunda locomotiva elétrica para operações na mina do Terminal de Ponta da Madeira com mais sustentabilidade na mineração

O setor da mineração está cada vez mais em busca de alternativas mais sustentáveis para as operações e o início da exploração mineral na mina do Terminal de Ponta da Madeira com a locomotiva elétrica da Vale simboliza um grande passo nessa iniciativa

06/05/2022 às 07h41
Por: Joselio de Sousa Reis
Compartilhe:
Divulgação Vale
Divulgação Vale

No fim deste mês de abril a companhia Vale recebeu enfim a sua segunda locomotiva que funciona 100% a base de energia elétrica para tornar as suas operações ainda mais sustentáveis. A estrutura beneficiada com o equipamento é a mina do Terminal de Ponta da Madeira, que agora poderá aproveitar todos os benefícios que esse equipamento trará para o escoamento e o transporte da produção realizada pela companhia no local.

A locomotiva da Vale foi fabricada na China pela CRRC Zhuzhou Locomotive (CRRC ZELC), e conta com baterias feitas de lítio que têm capacidade de armazenamento de 1000 kWh, com autonomia para operar até 10 horas sem paradas para recarregamento. Essa é uma das mais modernas tecnologias para o abastecimento de uma locomotiva da mineração, visando uma drástica redução na emissão de gases poluentes na atmosfera. Dessa forma, a Vale busca diversificar ainda mais a sua frota com a aquisição da locomotiva da CRRC nesta semana.

Os segmentos da mina e da ferrovia da Vale correspondem a ¼ da emissão de carbono total pela empresa e, com essa nova aquisição para o Terminal de Ponta da Madeira, a empresa terá os recursos necessários para mudar isso. Assim, a locomotiva poderá circular livremente pelas estruturas da empresa sem se preocupar com os impactos ambientais causados pelo abastecimento do equipamento. E, agora, a Vale pretende continuar com seus investimentos na atração de novas alternativas mais sustentáveis dentro da sua produção no ramo da mineração.

Aquisição da locomotiva movida à energia elétrica faz parte do plano da mineradora para descarbonizar as suas operações dentro do ramo da mineração no Brasil

Ao longo dos últimos anos, a Vale vem se mostrando cada vez mais integrada na sustentabilidade mineral e, durante o ano de 2019, a companhia anunciou a meta de zerar suas emissões líquidas de escopos 1 e 2 até 2050. Dessa forma, a empresa está investindo entre US$ 4 bilhões e US$ 6 bilhões em diversos projetos e iniciativas que contribuam para esse plano. Com isso, a aquisição da locomotiva elétrica é mais um passo dado pela empresa dentro da sua iniciativa de descarbonização.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Canaã dos Carajás, PA Atualizado às 22h02 - Fonte: ClimaTempo
23°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 31°

Sáb 32°C 22°C
Dom 32°C 22°C
Seg 32°C 23°C
Ter 29°C 22°C
Qua °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes