Com o status de ter sido o governador que obteve a maior votação proporcional do Brasil, com 3.117.276 votos (70,41%) com 100% dos votos válidos apurados e concluídos no início desta madrugada de segunda-feira (3), o governador reeleito Helder Barbalho (MDB) fez um grande comício na avenida Doca de Souza Franco na noite de domingo (2) onde agradeceu a todo o povo do Pará.
Helder chegou à Doca por volta das 22h40 em carro aberto e balançando uma grande bandeira do Pará, ao lado do senador eleito Beto Faro (PT), da mãe Elcione Barbalho, eleita para o 7º mandato de deputada federal, da esposa Daniela Barbalho, dos filhos e de vários correligionários. No palco esperava a comitiva, vários apoiadores e candidatos eleitos e reeleitos para a Assembleia Legislativa do Estado e Câmara Federal.
"A mensagem das urnas é de reconhecimento ao trabalho feito mas, ao mesmo tempo, diz que nossa responsabilidade será ainda maior daqui para a frente, de fazer o que ainda precisa ser feito na celeridade que as pessoas precisam, fazendo um Pará cada vez melhor", disse.
Helder, que é o primeiro candidato a governador do Pará eleito em primeiro turno após a redemocratização, disse que continuará sendo um governador de todos os paraenses, buscando unir o Estado e reduzir as diferenças entre as regiões
"Não vamos parar. As obras não podem parar e o Pará precisa seguir em frente. Esse foi o recado da população nesta reeleição e buscaremos que nosso governo seja cada vez mais presente e eficiente. Temos a compreensão que precisamos melhorar em várias áreas e é isso que buscaremos fazer", ponderou.
Quando questionado que postura irá adotar no segundo turno da eleição presencial, tendo em vista que a candidata emedebista Simone Tebet não passou para o segundo turno, o governador fez mistério. "Vamos dialogar com a população e fazer com que esse país possa viver um ambiente de paz, e democracia, de tranquilidade e de respeito ao próximo e nos próximos dias irei declarar publicamente o meu apoio no segundo turno da eleição nacional", disse.
Num discurso carregado de emoção, Helder disse que nem no melhor de seus sonhos imaginaria ter sido reeleito da forma que foi pela população paraense. Em seguida, agradeceu a Deus e a toda família pelo apoio recebido. Agradeceu também a todas as lideranças políticas, prefeitos e prefeitas, vice-prefeitos e vice-prefeitas e vereadores de todas as regiões do Estado que o apoiaram na caminhada da reeleição. Também celebrou a eleição, pelo MDB, das grandes bancadas tanto na Assembleia Legislativa quanto na Câmara Federal, chegando a nomear vários dos candidatos eleitos.
Comemorou ainda a eleição de Beto Faro para o Senado Federal, desejando a ele um grande mandato junto ao também senador Jader Barbalho. "O Beto Faro sempre foi um grande parceiro e juntos ajudaremos o Pará a viver um novo tempo", garantiu.
Mín. 22° Máx. 38°