O Dia Mundial da Alimentação – 16 de Outubro foi instituído para lembrar a criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 1945. A data tem a finalidade de propor uma reflexão a respeito do quadro atual da alimentação mundial. De acordo com a FAO, o objetivo da Organização é alcançar a segurança alimentar de todos e garantir que as pessoas tenham acesso regular a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente para uma vida ativa e saudável.
No Brasil, o setor de saúde tem importante papel na promoção da alimentação adequada, compromisso expresso na Política Nacional de Alimentação e Nutrição e na Política Nacional de Promoção da Saúde do Ministério da Saúde.
Para Patrícia Manfredi, coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do Hospital Geral de Tailândia (HGT), na região Sudeste, uma alimentação saudável garante, principalmente, que o organismo receba todos os nutrientes que precisa. “Para ser uma alimentação realmente saudável é preciso pensar em variedade, equilíbrio, quantidade e na segurança dos alimentos que estão sendo ingeridos”, frisou a coordenadora.
Referência na assistência de média complexidade na região, o HGT prioriza a gestão da gastronomia hospitalar. Há cinco anos consecutivos, de 2015 a 2020, mantém o selo Green Kitchen. O reconhecimento é concedido pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente a restaurantes que aprimoram, constantemente, seu padrão de qualidade em benefício de seus usuários e de sua região, baseado na ambientação natural, alimentação saudável e com sustentabilidade. A equipe do SND é composta por 16 funcionários.
Gastronomia hospitalar- Patrícia Manfredi destacou a importância da alimentação adequada, principalmente no ambiente do HGT. “Nossa equipe de produção faz ao máximo para ofertar uma refeição saborosa. A gastronomia hospitalar é definida como a arte de conciliar a prescrição dietética e as restrições alimentares de pacientes à elaboração de refeições saudáveis e nutritivas, atrativas e saborosas, a fim de promover a associação de objetivos dietéticos, clínicos e sensoriais e promover nutrição com prazer”, ressaltou.
A qualidade da alimentação preparada no Hospital, que possui horta própria, de onde são retirados hortaliças e legumes livres de agrotóxicos, é aprovada por Maria Madalena Chagas Santos, que está acompanhando sua filha de 4 anos, internada no HGT há quatro dias. “A alimentação está cada dia melhor, mais saborosa, cardápio mais variado. Sempre tem frutas e variedade de sucos para as crianças. A refeição é muito boa mesmo”, garantiu.
A horta do HGT também tem outras funções. A gestão também oferece aos usuários o Projeto Hortoterapia, que associa atividades da fisioterapia e nutrição, para que os usuários assimilem novos conceitos ambientais, por meio de vivências inclusivas, melhorando a saúde mental, física, motora e nutricional.
Futuro- A qualidade da alimentação servida no Hospital Geral de Tailândia está em consonância com o tema abordado no Dia Mundial da Alimentação/2021 - “As nossas ações são o nosso futuro. Melhor produção, melhor nutrição, melhor ambiente e melhor qualidade de vida”. A campanha chama a atenção para a urgência de transformar a maneira como consumimos e produzimos os alimentos. Hoje e amanhã (sábado), o cardápio será especial para celebrar o Dia Mundial da Alimentação.
A FAO estima que quase 50 milhões de brasileiros vivem em situação de insegurança alimentar grave ou moderada, enquanto boa parte dos alimentos é perdida devido às condições inadequadas de colheita, manuseio, armazenagem e transporte.
Serviço: O Hospital Geral de Tailândia é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo INDSH, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade fica na Avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-3121.
Mín. 22° Máx. 34°