Referência na assistência de média complexidade no Nordeste do Pará, que compreende mais de 300 mil habitantes dos municípios de Tailândia, Moju, Acará, Goianésia do Pará e Tomé-Açu, o Hospital Geral de Tailândia (HGT) está capacitando profissionais para implantar a Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional (EMTN).
A unidade já oferece várias especialidades, incluindo Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Ortopedia e Traumatologia, Radiologia, Anestesiologia e Cardiologia, além da Maternidade 24 horas.
A capacitação, que teve início no último dia 10 e prossegue até 8 de outubro, faz parte de um projeto inédito da Nestlé Health Science, que tem o objetivo de replicar esse modelo de EMTN em hospitais do Brasil. O HGT, até o momento, é o único hospital do Norte/Nordeste a participar do projeto nacional.
Redução de risco- De acordo com a nutricionista e coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do HGT, Patrícia Manfredi, o atendimento EMTN tem capacidade de melhorar a seleção dos pacientes que necessitam de terapia nutricional, podendo garantir a qualidade da terapia e a uniformidade do cuidado, evitando terapia nutricional inadequada. “Assim, podemos reduzir os riscos de complicações associadas à nutrição enteral e parenteral, promovendo melhora do quadro clínico e diminuindo o tempo de hospitalização, além de evitar custos desnecessários com materiais e insumos”, explicou a nutricionista.
Patrícia Manfredi destacou que a composição da Equipe EMTN é essencial dentro da assistência nas unidades de saúde, tendo que em vista que a desnutrição hospitalar é muito prevalente. “O gerenciamento dos processos relacionados à terapia nutricional influenciam diretamente na qualidade do serviço e no desfecho dos pacientes”, disse a coordenadora.
A capacitação está sendo realizada pelos profissionais Patrícia Manfredi; nutricionista Katrinne Mayanne; farmacêutica Milena Lima de Souza; coordenador de Enfermagem Manoel Júnior; Fabricio Hugo, técnico de Enfermagem; fisioterapeutas Fernanda Cordeiro e Andressa Silva; fonoaudióloga Sinthia Leão, e cirurgião Ronaldo Silva Farias.
Serviço: O HGT possui 51 leitos e dispõe de atendimento de livre demanda aos usuários 100% SUS (Sistema Único de Saúde). A unidade integra a rede de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade fica na Avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-3121.
Mín. 22° Máx. 33°