O Hospital Geral de Ipixuna do Pará (HGI) comemora o Dia Mundial da Alimentação, neste sábado, 16, garantindo excelência à sua gastronomia hospitalar, por meio do seu Serviço de Nutrição e Dietética (SND), cuja alimentação preparada e servida na instituição contribui com o restabelecimento dos usuários. Recentecemente o HGI foi reconhecido pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente, que concedeu o Selo Green Kitchen à sua cozinha.
É a segunda vez que a certificação nacional do Programa Green Kitchen é concedida ao HGI. O selo é indicado para restaurantes e instituições que estão em constante aprimoramento do padrão de qualidade em benefício de seus clientes e usuários, baseados na alimentação saudável, ambientação natural e sustentabilidade.
O cuidado no preparo da alimentação servida no HGI, diariamente, conta com ingrediente naturais plantados e colhidos da horta própria de hortaliças variadas, que fazem toda a diferença no cardápio oferecido, com espinafre, cheiro verde, couve, taioba, entre tantos outros.
Outro reconhecimento de muito importância para gestão do hospital é a opinião de seus usuários, entre os quais a da paciente Adriele Carlos Chaves, 25 anos, internada na unidade hospitalar onde passou por procedimento cirúrgico para a retida de vesícula. “Estou gostando muito do atendimento da equipe do hospital e também da alimentação servida aqui. É bastante gostosa e caprichosa. Todos estão de parabéns”.
De acordo com a nutricionista do HGI, Matilde Pinheiro, atualmente, a horta do HGI oferece hortaliças variadas que compõem a alimentação servida aos usuários. “As hortaliças são livres de agrotóxicos e auxiliam na qualidade do prato composto de vitaminas e minerais, que colaboram para a imunidade e a recuperação pós-operatório”.
Em menção ao Dia Mundial da Alimentação, a profissional destacou ainda que uma alimentação saudável, equilibrada e balanceada é fundamental para um bom desempenho da saúde, do bem-estar físico, mental e social do indivíduo, adquirido por meio do equilíbrio entre qualidade e quantidade dos nutrientes, obtidos através dos alimentos nas refeições diárias, que precisam ser atrativas e saborosas.
“ Já a dieta hospitalar garante o aporte de nutrientes ao paciente internado e preserva seu estado nutricional, por ter um papel co-terapêutico no pós cirúrgico”, destacou Matilde, ao informar que, mensalmente, o HGI oferece uma média de 6 mil refeições entre colaboradores, usuários e acompanhantes.
SERVIÇO
O Hospital Geral de Ipixuna (HGI) é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica localizado na Rua Principal, s/n, bairro Centro, em Ipixuna do Pará. Mais informações pelo telefone, (91) 3811-2631.
Mín. 22° Máx. 34°