O Governo do Estado lançou, neste sábado (16/10), a trigésima equipe do Bairro Seguro. Desta vez, o programa da Secretaria de Polícia Militar chega a Santa Teresa, um dos bairros mais tradicionais do Rio. Ao todo, 30 policiais militares vão patrulhar o bairro durante 24 horas.
- Programas como o Bairro Seguro têm ajudado a diminuir sensivelmente as manchas criminais onde atuam. Isso auxilia não só a população, como o comércio e os empreendedores da localidade. São estes homens e mulheres que têm trabalhado duramente para que a sensação de segurança aumente em todo o estado, o que fomenta o crescimento econômico - afirmou o governador Cláudio Castro.
Na ocasião, Castro conversou com o presidente da associação de moradores de Santa Teresa, Paulo Saad, que reivindicou o retorno na linha Paula Mattos do bonde. A demanda pela volta do transporte, que está parado, será atendida pelo Estado.
- Vou receber, no Palácio Guanabara, a comissão de moradores para ouvir a comunidade de Santa Teresa. Conheço a situação dos bondes do bairro e é preciso melhorar a vida do cidadão, seja ele da capital ou do interior - completou o governador.
Três bases fixas em Santa Teresa
O Bairro Seguro Santa Teresa terá cinco viaturas e três bases fixas: no Largo do Guimarães, no Largo do Franca e na Rua Professor Mauriti Santos. Com a inauguração, o Bairro Seguro passa a patrulhar 30 localidades.
- O diferencial do Bairro Seguro Santa Teresa é que, além do patrulhamento 24 horas, os agentes também atenderão às demandas do serviço 190 para a região - disse o secretário de Polícia Militar, o coronel Luiz Henrique Pires Marinho.
Moradores elogiam a iniciativa
Além dos cerca de 50 mil moradores, o bairro é visitado diariamente por turistas nacionais e estrangeiros, atraídos pela arquitetura local, bares, restaurantes, museus e espaços culturais e artísticos.
A partir deste sábado, uma equipe de policiais militares capacitados estará à disposição para ouvir com atenção as demandas de moradores, comerciantes e turistas.
- Era uma iniciativa esperada pelo bairro, que atrai turistas e abriga moradores de décadas. Santa Teresa tem uma geografia complexa, com muitas entradas e saídas, ficou com o estigma de ser uma localidade insegura. O Bairro Seguro vai ajudar a acabar com este conceito e atrair ainda mais pessoas - Lili Cajaeger, presidente da associação de comerciantes de Santa Teresa (AME SANTA)
O programa
Com um formato inovador e com o conceito de polícia de proximidade, o programa Bairro Seguro foi lançado em junho deste ano pelo governo estadual fluminense. Com equipes mobilizadas 24 horas por dia, o projeto atende atualmente a 29 bairros e localidades da capital e do município de Maricá, com o emprego de 406 policiais militares capacitados com treinamento específico e 87 viaturas caracterizadas com a logomarca do programa.
O Bairro Seguro foi iniciado experimentalmente em novembro de 2020 em duas áreas da Zona Oeste: entorno da Avenida Abelardo Bueno, em Jacarepaguá, e em Sulacap.
Mín. 22° Máx. 34°