Terça, 26 de Novembro de 2024
26°

Tempestade de areia

Canaã dos Carajás, PA

Geral Pará

Segup planeja medidas para manter redução de mortes por intervenção policial 

A meta é ampliar, cada vez mais, o percentual de queda nos registros desse tipo de ocorrência, a partir de uma Norma Integrada de Conduta

22/10/2021 às 22h15
Por: Lammego Rádio Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Pará
Foto: Reprodução/Secom Pará

Com uma redução de 24% nos registros de Mortes por Intervenção de Agentes do Estado (MIAE), ao comparar o período de janeiro a dezembro de 2018 e 2020, a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) cria mais uma iniciativa para reduzir, ainda mais, este tipo de crime no Pará.

O Comitê Integrado dos Corregedores é composto pelos corregedores de todas as forças do Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, Departamento de Trânsito do Estado e Secretaria de Estado de Administrativo Penitenciária). O Comitê atualmente é presidido pelo delegado da Policia Civil Raimundo Benassuly.

Reunião do Comitê Integrado dos Corregedores para definir formas de atuação das forças policiais
Reunião do Comitê Integrado dos Corregedores para definir formas de atuação das forças policiais - (Foto: Divulgação)

No último dia 20, o grupo se reuniu com o secretário adjunto de Inteligência e Análise Criminal, delegado André Costa. No encontro foi apresentado um trabalho relativo à análise descritiva das mortes por intervenção de agentes do Estado. De posse das informações, será possível aprimorar o trabalho de apuração dos agentes de segurança pública quando ocorrer confrontos que resultem em morte.

Após a primeira reunião, encaminhamentos foram dados para monitorar e diminuir essas ocorrências, informou o titular da Siac, delegado André Costa. "Protocolos para o aprimoramento das ações, abordagens e processos de MIAEs serão criados, assim como a criação de uma comissão permanente de monitoramento de MIAEs. O objetivo é manter a criação da legalidade acompanhando a redução dos Crimes Violentos Intencionais (que reúne homicídios, latrocínios e lesão corporal seguida de morte)", disse o delegado.

Norma de Conduta- Com base no material apresentado, as corregedorias decidiram traçar uma Norma Integrada de Conduta para quando ocorrer uma intervenção policial que resulte em morte, com a comunicação do evento, “os agentes responsáveis devem adotar todos os meios para preservar o local e coletar o maior número de informações que possam esclarecer a dinâmica da ação praticada pelos agentes públicos, a fim de dar maior clareza e legitimação dos fatos", acrescentou o delegado Raimundo Benassuly. A norma está sendo elaborada pelas corregedorias, em conjunto com as unidades operacionais de cada órgão.

Ainda durante a reunião, o corregedor da Polícia Militar, coronel Ricardo André, informou sobre as iniciativas já implantadas pela instituição que podem fortalecer a Norma. "Recentemente, foi implantada uma ronda da Corregedoria que poderia aderir a essa ação integrada, e com isso colaborar com o inquérito da PC e dar, também, apoio ao Centro de Perícia, bem como essa ronda é fundamental para a PM em sua investigação interna", explicou.

Por Aline Saavedra (SEGUP)
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Canaã dos Carajás, PA Atualizado às 14h02 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempestade de areia

Mín. 22° Máx. 34°

Qua 30°C 22°C
Qui 35°C 23°C
Sex 35°C 22°C
Sáb 35°C 23°C
Dom 37°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes