O governador Cláudio Castro esteve, neste sábado (23/10), em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, para entregar ao prefeito João Ferreira Neto o documento simbólico que confere a participação do município no leilão de concessão dos serviços de saneamento. Ao todo, a cidade receberá R$ 309.498.692,87 e também será atendida pela empresa Águas do Rio.
A 1ª parcela (65%) já foi paga, a 2ª parcela (15%) será paga ao final da operação assistida (que termina em 1/11) e a 3ª e última parcela (20%) em 2025.
- O dinheiro da concessão é o menor dos benefícios. O melhor é saber que entre cinco e dez anos toda a nossa população terá água e esgoto na porta de casa. Infelizmente hoje, no ano de 2021, saneamento só é básico para quem tem dinheiro para pagar. Mas nós vamos conseguir, graças a essa concessão, que ele se torne, de fato, saneamento básico - declarou o governador.
Na visita ao município, o governador aproveitou para vistoriar as ações realizadas pelo Limpa Rio, da Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade, nos rios Pavuna-Meriti e Pavuninha. Foram retirados 51 mil e 11 mil metros cúbicos de resíduos, respectivamente, dos dois rios.
- Viemos hoje vistoriar o começo das ações. A primeira etapa é desassorear, é limpar tanto esse rio como o canal, para que o problema não continue. Essa primeira etapa já começou, não é promessa - falou Cláudio Castro.
Também foi anunciado que o Governo do Estado investirá recursos públicos na área de infraestrutura na cidade. Algumas dessas intervenções são o Programa Asfalto Presente (DER-RJ), a construção de um viaduto, de uma ponte e um acesso à Linha Vermelha, todas pela Secretaria de Infraestrutura e Obras.
Mín. 22° Máx. 34°