O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), firmou no último sábado, dia 16, acordo para a manutenção do ecossistema de mangue da Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul carioca. A ação será executada em parceria com o consórcio Águas do Rio, com a Manglares Consultoria Ambiental e com a Prefeitura do Rio.
A iniciativa prevê uma equipe de profissionais da área ambiental dedicada à proteção do manguezal e dos animais que vivem ali. O escopo do projeto também prevê o controle de pragas, o replantio de espécies e a limpeza das margens. Além disso, serão criadas campanhas de educação ambiental em prol dos 7 mil m² de mangue da lagoa, que receberão cuidados contínuos.
- Este projeto, além de recuperar e preservar toda a biodiversidade do local, tem o potencial de incentivar ainda mais o turismo ecológico na Lagoa Rodrigo de Freitas, um dos principais cartões-postais do Estado. A Secretaria do Ambiente está empenhada em auxiliar todos os atores dessa ação, estamos juntos por um Rio mais verde e cheio de vida - comentou o secretário Thiago Pampolha.
A Águas do Rio irá monitorar a Lagoa para manter o sistema de forma eficiente e contará, inclusive, com equipe permanente dedicada à região. Dentre as ações iniciais, a concessionária irá revitalizar e operar as elevatórias do Parque dos Patins e Árabe, o que dará mais segurança operacional quanto ao extravasamento de esgoto às margens do corpo hídrico.
Mín. 22° Máx. 34°