Cada vez mais, alunos da rede pública estadual de ensino se destacam em iniciativas esportivas em nível regional, nacional e internacional. Três estudantes que integraram a delegação paraense no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa e Torneio Nacional de Ginástica Aeróbica, realizado em Aracaju, capital de Sergipe, conquistaram medalhas nas categorias em que disputaram.
Realizado entre os dias 15 a 19 de setembro, o evento reuniu competidores de todo o País, e Pará esteve representado com nove atletas e todos conquistaram, pelo menos, uma medalha. A ginástica aeróbica é constituída basicamente por movimentos rítmicos sincronizados aos exercícios físicos, comumente realizados em academias.
Os estudantes da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) medalhistas são:
Michel Filho(campeão brasileiro infantil) - aluno da Escola Estadual Júlia Seffer, no município de Ananindeua (Região Metropolitana de Belém)
Jhonata Silva(vice-campeão brasileiro infantil) - aluno da Escola Estadual Santo Afonso (Belém)
Vitória Lima(campeã do torneio nacional juvenil) - aluna da Escola Estadual Feliz Lusitânia (Belém)
A secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, parabenizou os três alunos da rede estadual que participaram do Campeonato de Ginástica Aeróbica. A titular da Seduc ressaltou que esse destaque nacional é fruto do investimento que vem sendo realizado desde o início da atual gestão, em 2019, nas atividades esportivas nas escolas.
“Com toda a certeza, de 2019 até o momento, houve um fortalecimento nas ações esportivas em paralelo com a educação. O governador Helder Barbalho caminha nessa direção de implementar políticas públicas voltadas para a descoberta de novos talentos, para que os nossos jovens possam ter a oportunidade de brilhar, e a partir disso construir suas histórias no esporte. Parabéns a todos os nossos alunos que foram destaques e fizeram bonito, colocando o nome do Pará, cada vez mais, em evidência”, frisou.
Incentivo- Como estratégia para democratizar a ginástica aeróbica, uma parceria entre a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) com o Centro Norte de Ginástica e a Federação Paraense de Ginástica, permite que os alunos possam participar de competições representando o Pará. A Seel é o órgão governamental que deu todo o suporte e incentivo financeiro aos competidores no evento.
Segundo a coordenadora de Projetos Educacionais do NEL (Núcleo de Esporte e Lazer), Ana Cláudia Neves, toda vez que um atleta da rede estadual se destaca no cenário nacional, “é uma grande vitória”. A dirigente evidenciou o apoio incondicional dos órgãos e representantes do Executivo Estadual, para que os atletas paraenses tenham a possibilidade e oportunidade de se sobressair em diversos campeonatos desportivos.
“Nós só temos que agradecer ao governador Helder Barbalho, e à secretária Elieth Braga, que vem investindo gradativamente nesses alunos/atletas da rede estadual. É muito importante esse apoio incondicional aos nossos competidores, para que eles possam estar, cada vez mais, representando o nosso Estado. Com certeza, daqui a cinco anos no máximo, vamos estar colhendo os frutos desse investimento que o governo do Estado está fazendo nos atletas da rede educacional paraense”, ressaltou.
Texto: Vinícius Leal - Ascom/Seduc
Mín. 22° Máx. 33°