Mantendo o compromisso de equipar e promover a integração com os órgãos de segurança pública municipais, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Segurança Pública (Segup) realizou a entrega de 1.400 coletes balísticos para 44 cidades paraenses. Os equipamentos foram destinados a 31 guardas municipais e 14 órgãos de trânsito. A entrega aconteceu durante o II Encontro das Guardas Municipais, promovido pela Segup, no teatro Margarida Schivasappa, nesta quarta-feira, 27. O ato comemora ainda o Dia da Guarda Municipal, celebrado no dia 10 de outubro.
Com a entrega, o Pará é uma das poucas unidades da federação que conseguiu entregar coletes balísticos para todas as guardas municipais existentes no Estado. Os coletes adquiridos somam um investimento de R$ 2 milhões, provenientes do Tesouro estadual. Os equipamentos entregues possuem a mesma qualidade dos utilizados pelas polícias Civil e Militar. São os mais recentes e leves do mercado, com validade de seis anos.
A sinergia entre as instituições de proteção e defesa social do estado e municípios vem sendo o diferencial na atual gestão que tem como a chave de tudo a integração. “Nós compreendemos que além dos órgãos estaduais, as guardas municipais têm um papel estratégico para ampliar a presença dos agentes de segurança para cuidar das pessoas e garantir a paz e combatendo a violência, portanto o fortalecimento. A atuação integrada do sistema estadual com o sistema municipal fortalece com que cada vez mais nós possamos ter a presença ostensiva de agentes de segurança para garantir paz, segurança e combater a criminalidade no estado do Pará”, ressaltou o governador do Pará, Helder Barbalho.
Entre os municípios que receberam os novos equipamentos estão: Baião, Igarapé-Miri, Marabá, Santa Luzia do Pará e Tomé-Açu. Secretário municipal de segurança pública de Marabá, Jair Guimarães revelou que o sonho dos gestores é ver toda a Guarda Municipal equipada, o que será possível com a entrega realizada hoje.
"Marabá já recebeu 50 coletes balísticos e agora está recebendo mais 28. E o número cobre todo o nosso efetivo, que são 75. Então nós vamos ter agora uma guarda totalmente equipada que vai resultar na melhoria da condição de trabalho, melhoria na prestação de serviço. A comunidade ganha, Marabá está ganhando. O Governador é muito sensível, tá trabalhando muito forte com a integração, com a segurança pública e nós temos também feito a nossa parte", destacou.
Para quem trabalha mais próximo da população, o colete garante uma atuação mais segura e proporciona mais eficácia na ação, como conta a Guarda Municipal de Paraupebas, Raimunda Vieira. “No momento da ação, na abordagem policial eu vou me sentir mais confiante em desenvolver a minha atividade. Ele (o colete) vai me dar segurança pra poder dar proteção para os outros colegas da minha guarnição e também pra população, para quem eu estou prestando serviço”, disse.
Todos os investimentos realizados pelo Governo também são compartilhados com as instituições municipais de segurança pública, a exemplo de álcool 70%, luvas e máscaras entregues durante o período de maior contaminação da Covid-19, como recordou o titular da Segup, Ualame Machado.
“Todos os materiais de proteção individual que recebemos eram divididos com as guardas, que assim como os órgãos do Estado, também estavam na linha de frente no combate ao vírus. Os cursos que oferecemos no Instituto de Ensino de Segurança Pública (IESP) sempre disponibilizamos vagas para as guardas. Cinco foram aprovados exclusivamente para as guardas municipais, inclusive”, lembrando ainda que no ano anterior pela primeira vez foi feito um encontro para dialogar sobre ações e investimentos para as guardas das cidades. “Só existiu os encontros das guardas municipais na nossa gestão, sendo este a segunda edição. Ao final do primeiro evento, foi feita a carta de Belém que constavam 20 demandas, sendo 19 já concretizadas e uma encaminhada para ser realizada no próximo ano. A entrega de hoje representa um dos últimos compromissos. Garantir com que cada guarda municipal tenha o seu colete”, declarou Ualame Machado. O próximo passo é fazer a entrega, no ano que vem, de 50 carros e 100 motocicletas para as guardas municipais.
Agentes de trânsito– 14 órgãos de trânsito também receberam coletes balísticos, além de dois computadores para auxiliar nos serviços. A reestruturação dos EPIs e na estrutura de trabalho fomentam a valorização profissional. “Vai ser muito útil. A gente agradece à Secretaria de Segurança Pública, o governo do Estado por se importar com a segurança dos agentes de trânsito também. A gente observa a preocupação do Governo e não está esquecendo dos agentes de trânsito. Então a gente se sente gratificado com essa contemplação”, afirmou o agente de trânsito de Santana do Araguaia, Wanderson Quaresma.
Mín. 22° Máx. 34°