O Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará (Iasep) participou, nesta quarta-feira (27), de uma sessão especial na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), que debateu a cobertura dos planos de saúde para atendimentos de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento foi uma proposição do deputado estadual Miro Sanova (PDT).
A sessão foi motivada pela Resolução Normativa nº 469, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que estabelece a cobertura obrigatória, pelos planos, de sessões com psicólogos, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos no tratamento de pessoas com TEA. Na proposição, o deputado Miro Sanova convidou os planos de saúde locais a apresentarem suas ofertas.
Participaram da sessão deputados estaduais; representantes da ANS, de forma remota; de Conselhos de Classe; Defensoria Pública; profissionais que atuam na área e familiares de pessoas com TEA.
Atenção especializada- Representando o presidente do Iasep, Bernardo Almeida, a gerente de Assistência Preventiva Daniele Brito esclareceu o atual panorama de atendimento para o transtorno no plano dos servidores estaduais. “Desde 2019, contamos com essa atenção especializada na nossa rede credenciada, com o enfoque no método ABA (Análise do Comportamento Aplicada). Atualmente, temos cerca de 400 segurados cadastrados recebendo atendimento, em três empresas credenciadas diferentes, sendo duas em Belém e uma em Ananindeua. Também faremos chamadas públicas para ampliar esses serviços para o interior”, informou a gerente.
Daniele Brito também convidou os parlamentares para uma visita aos credenciados do Iasep, quando poderão ver de perto o atendimento prestado. O convite foi recebido com entusiasmo por Miro Sanova. “As sessões especiais sempre lançam uma semente. Proponho que nossa Frente Parlamento pelo Direito das Pessoas com TEA organize visita aos credenciados dos planos de saúde. Que essa seja uma das primeiras ações após esse evento, nas próximas semanas”, disse o deputado, acrescentando que “quando o Parlamento abraça uma causa, se cria um holofote sobre ela”.
Mín. 22° Máx. 34°