Terça, 26 de Novembro de 2024
25°

Neblina

Canaã dos Carajás, PA

Geral Pará

Governo do Estado garante 1,7 tonelada de alimentação diária no Hospital Abelardo Santos

Uma das maneiras para tratar bem e de forma humanizada pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde, é oferecendo uma alimentação saudável e saborosa no cotidiano hospitalar. E essa não é uma tarefa simples. O abastecimento de...

01/11/2021 às 16h35
Por: Lammego Rádio Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Pará
Foto: Reprodução/Secom Pará

Uma das maneiras para tratar bem e de forma humanizada pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde, é oferecendo uma alimentação saudável e saborosa no cotidiano hospitalar. E essa não é uma tarefa simples. O abastecimento de alimentos no maior hospital público do Estado do Pará é cercado por desafios e protocolos mantidos, rigorosamente, pelo time de quase 90 profissionais que estão na linha de frente da cozinha que funciona 24h, todos os dias da semana. 

Foto: Divulgação
Em Belém, no distrito de Icoaraci, o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos – HRAS,  produz em torno de 1,7 tonelada de alimentos para manter, ao menos, seis refeições diárias. A cozinha garante a alimentação de pacientes em 340 leitos e de seus acompanhantes. Além dos usuários, em torno de 1.200 colaboradores também recebem uma alimentação de qualidade e com um cardápio variado e nutritivo.

A técnica de enfermagem Deusa Soares, que atua na sala vermelha pediátrica, todos os dias, faz três refeições no hospital. “Nós temos o café da manhã, o almoço e o café da tarde. A comida é bem diversificada, sempre tem duas ou três opções. A cada dia a comida tem ficado melhor”, comenta. A técnica também fala sobre o refeitório que são servidos os alimentos. “O local é bem arejado e limpo. Isso é muito importante também”, finalizou.

Foto: Divulgação
Quem também aprova a alimentação servida no HRAS, é a técnica de enfermagem Kelly Ribeiro. “Gosto que além da opção do café da manhã, temos mingau que é super nutritivo. Já no almoço, há uma grande variedade de salada e as carnes, sempre são duas opções para o colaborador escolher qual é a do seu gosto. O cardápio muda diariamente, mas o melhor é a sobremesa, que é servida junto ao almoço e jantar”, observou a técnica.

Preparação- A escolha do cardápio é diferenciada para cada público. São as 14 nutricionistas clínicas do HRAS, responsáveis por uma dieta bem equilibrada, que forneça os nutrientes, vitaminas e minerais nas proporções adequadas para o grupo. “Elaboramos o cardápio de cerca de 1.330 pacientes. Os alimentos para os usuários são preparados de acordo com cada patologia, considerando não só a doença, mas também preferências e restrições alimentares, com o intuito de manter e/ou recuperar o estado nutricional”, explicou a supervisora de nutrição do HRAS, Laurena Von-Grapp.

Foto: Divulgação
As refeições destinadas aos pacientes são preparadas com restrição de gordura, sal e açúcar, a depender das doenças de base e das comorbidades por indicação médica. Para atrair o olhar e o paladar, a equipe investe em temperos diferenciados; apresentação e temperatura da comida estão dentro dos parâmetros adequados. A paciente Andreia Lima, de 55 anos, está internada no HRAS há três dias, com complicações renais. “Sei que tenho de fazer uma dieta balanceada, com pouco sal, sem carne vermelha. E aqui, a comida vem balanceada, tem suco, frutas, verduras, peixes. Muito bom. Muito higiênico e equilibrado”, comentou.

Cardápio- Diariamente, são servidas preparações assadas, grelhadas, cozidas, com gêneros alimentícios frescos e em bom estado de conservação, com a garantia da qualidade alimentar. “Servimos carne vermelha, carne branca, incluindo o peixe, já que é de grande consumo regional. São servidas ainda, frutas e sucos naturais, feitos da polpa. Atenta-se para o fornecimento de uma refeição equilibrada nutricionalmente, visando o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis, a educação alimentar e nutricional, realizada diariamente, através da avaliação nutricional”, enfatizou a nutricionista Laurena Von-Grapp.

Objetivo-A unidade é administrada pelo Instituto Mais Saúde que preza pela qualidade do atendimento humanizado de colaboradores e usuários. O diretor executivo do Abelardo Santos, Marcos Silveira, observa que a alimentação no contexto hospitalar deve manter vários critérios antes de ir ao prato. “Além da cozinha, todos os espaços que fazem parte da estrutura alimentícia do HRAS, como o refeitório, devem ser mantidos sempre higienizados.  O manejo dos alimentos e resíduos gerados deve seguir as normas estabelecidas pelas autoridades sanitárias. Prezamos o uso dos alimentos frescos e de boa qualidade”, detalhou o gestor.

Foto: Divulgação
A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) constantemente acompanha o funcionamento das unidades e aprova o serviço ofertado pelo Abelardo Santos. “Não é uma tarefa simples produzir quase duas toneladas de alimentos diários, ainda, para renais crônicos, gestantes, crianças, diabéticos e para trabalhadores. Cada um tem um perfil diferente e paladares também. Mesmo diante da complexidade, o serviço é bem executado. Feito com profissionais qualificados e dedicados à prestação de uma assistência humana dentro da saúde pública”, ponderou Romulo Rodovalho, titular da pasta. 

 

Por Governo do Pará (SECOM)
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Canaã dos Carajás, PA Atualizado às 08h02 - Fonte: ClimaTempo
25°
Neblina

Mín. 22° Máx. 34°

Qua 30°C 22°C
Qui 35°C 23°C
Sex 35°C 22°C
Sáb 35°C 23°C
Dom 37°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes