A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em parceria com o Instituto Lixo Zero, promoveram nesta quinta-feira (4), o I Fórum Educacional Lixo Zero. O encontro foi realizado no auditório Prof. Dionísio Hage, prédio-sede da Seduc e possibilitou a discussão sobre o máximo aproveitamento, além da correta destinação dos resíduos recicláveis e orgânicos.
Na ocasião, a Coordenação de Ações Educacionais Complementares (Caec), apresentou ao público o projeto de coleta seletiva que será desenvolvido nos espaços de aprendizagem de 14 Unidades Seduc na Escola (USEs) e três Unidades Regionais de Educação (UREs). Inicialmente, 122 pessoas de 11 cooperativas e associações foram selecionadas por meio de Chamada Pública, para recolher os materiais recicláveis nas escolas.
Segundo a especialista em Educação Ambiental e técnica da Caec, Emlly Silva, a reunião foi bastante proveitosa, em virtude de ser um projeto piloto nas escolas da rede pública estadual. “É um sonho que está se tornando realidade. A coleta seletiva já era realizada no prédio-sede da Seduc e nós tínhamos vontade de ampliar esta ação para os espaços de aprendizagem. Agora estamos conseguindo que isso se torne realidade, o que nos deixa bastante orgulhosos e motivados para seguir com este importante trabalho”, ressalta.
Participação- O evento reuniu cerca de 50 membros da sociedade civil organizada, profissionais da educação, além de representantes das cooperativas de coleta seletiva para entenderem, através de rodas de conversas com especialistas em Meio Ambiente, sobre as boas práticas do lixo zero e a função social dos catadores de materiais recicláveis como importantes agentes parceiros da educação.
Para o embaixador do Instituto Lixo Zero no Pará, Heber Cavalheiro, a iniciativa busca agregar e alinhar as cooperativas de coleta seletiva, juntamente com a Seduc, ao conceito lixo zero e implantar ações de sustentabilidade nas unidades da rede pública estadual. “Com essa parceria, esperamos trazer cada vez mais alunos, pais, profissionais da educação e toda a comunidade do entorno, para que compreendam e ponham em prática de forma eficaz o conceito lixo zero”, frisou o representante.
Exposição- Ainda como parte da programação, uma Feira de Economia Sustentável foi montada no hall de entrada da Seduc e ficará no local até esta sexta-feira (5), de 9h às 16h. Cerca de 50 artesãos e microempreendedores estão participando com a venda de gêneros alimentícios, produtos de beleza, peças decorativas produzidas a partir do reaproveitamento de produtos e biojóias confeccionadas com matérias-primas oriundas do manejo sustentável.
Texto: Vinícius Leal (Ascom/Seduc)
Mín. 22° Máx. 34°