A Polícia Militar realizou a aula inaugural do 1º Curso de Ações de Águia de Motopatrulhamento e o 1º Curso de Escolta Águia Policial Militar, na tarde desta segunda-feira (08), no Quartel do Comando-Geral da PM, em Belém. As instruções serão realizadas por meio do Departamento-Geral de Educação e Cultura da Corporação (Dgec).
O 1º Curso de Ações de Águia de Motopatrulhamento é voltado à doutrina de motopatrulhamento da PM, instituída pelo 28º Batalhão, e envolve os procedimentos operacionais considerados padrão, premissas de polícia de aproximação, policiamento ostensivo direcionado e repressão qualificada aplicada no contexto do dia a dia do policial.
O 1° Curso de Escolta Águia PM forma batedor policial militar com ênfase na legislação e doutrina de escolta. Praças e oficiais selecionados foram ao Exército, qualificaram-se, e agora trazem a versão de um curso de escolta baseado na doutrina do Exército, porém voltado à atividade policial.
O curso será ministrado por militares do 28º BPM, e visa aperfeiçoar a atuação dos policiais e assim elevar a qualidade do serviço prestado à sociedade. O comandante do Batalhão Águia, tenente-coronel Glauco Mourão, explicou que os cursos serão realizados de forma simultânea, para garantir o conhecimento necessário às duas esferas de atuação.
“São dois cursos em um, uma iniciativa excelente da Degec, pois aproveitou as instruções que seriam de ambos os cursos, e possibilitou a conexão para que ficasse apenas um curso, qualificando o policial duplamente. Isso traz um retorno positivo para o militar, pois ele se sente muito mais capacitado, a partir de ter dois cursos no mesmo período”, destacou o oficial.
O curso terá a duração de 41 dias, com uma carga horária de 370 horas, e vai contar com uma viagem de estudos às instalações da Polícia Militar do Ceará. Participam 43 policiais militares, de sete Comandos Operacionais Intermediários (Coints) da PM, além de um guarda municipal e cinco policiais da tropa da Polícia Nacional Equatoriana.
Intercâmbio- O comandante-geral da PM, coronel Dílson Júnior, reforçou a importância da capacitação profissional para a atuação da PM. “Estamos concedendo a oportunidade de aprimoramento técnico-profissional não só aos nossos policiais, mas também estendendo às coirmãs, o que representa uma troca importante para nossa corporação”, enfatizou.
Também participaram da cerimônia o chefe do Estado-Maior Geral, coronel Ronald Botelho; o comandante do Departamento-Geral de Operações, coronel Pedro Celso; o titular do Comando de Policiamento da Capital I, coronel Getúlio Júnior, além de outros oficiais e praças da corporação.
Texto: Matheus Soares – Ascom/PM
Mín. 22° Máx. 34°