Este ano, mais uma vez a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) marcou presença na Festuris Gramado, no Rio Grande do Sul, uma das principais feiras nacionais da cadeia produtiva do turismo, envolvendo grandes agentes de viagens e operadoras turísticas, especialmente, do mercado emissor do Cone Sul. Entre os dias 04 a 07 de novembro, centenas de visitantes passaram pelo estande "Experiência Pará", em que a equipe técnica da Setur apresentou os principais atrativos, segmentos turísticos e destinos do estado. Também foram realizadas reuniões com empresários, agentes de viagens e operadores.
“É um dos 3 maiores eventos do turismo nacional. O Festuris movimenta muito o mercado nacional, mas também de países dos vizinhos do Cone Sul como Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai, que buscam conhecer as novidades do setor no Brasil, para apresentar aos seus clientes e ao consumidor final. Levamos o maior estande do Pará no Festuris, com a presença também dos empresários paraenses”, conta o secretário de Turismo do Pará, André Dias.
“A maioria dos turistas que chegam ao Brasil são da Argentina, é o principal mercado emissor de visitantes do país. Aqui no Pará, o argentino é o terceiro maior emissivo internacional. A gente precisa ampliar essa procura deles pelo Brasil, para que eles possam se deslocar um pouquinho mais e chegar ao nosso estado e à Amazônia. Aqui eles vão descobrir um novo Brasil, com uma cultura muito peculiar, com uma natureza muito peculiar também e uma gastronomia diferenciada e original”, completa Dias.
Rotas Amazônicas Integradas
Um dos destaques da participação paraense foi a apresentação do Rotas Amazônicas Integradas (RAI), projeto que é apoiado pelo Ministério do Turismo, criado e planejado em parceria com mais seis estados da região Norte do país, para promover o turismo de pesca esportiva na região amazônica. A RAI propõe alternativas para a divulgação conjunta de produtos trabalhados individualmente pelos estados, com objetivo de reunir roteiros com perfis e atrativos turísticos similares para fortalecer a atratividade junto aos turistas nacionais e internacionais.
A estratégia do MTur é trabalhar de forma integrada os potenciais turísticos dos estados brasileiros, potencializando e unindo forças para fomentar o turismo no país. Para o secretário de Turismo do Pará, a ação é de fundamental importância, “Essa parceria é muito importante para que o Norte tenha presença mais competitividade no mercado e possamos divulgar cada vez mais essa região, multiplicando o fluxo turístico para a região”, explica.
A próxima reunião da RAI será realizada na Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA) que ocorre entre os dias 25 e 28 de novembro em Belém.
Texto:Israel Pegado/ Ascom Setur
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