O Governo do Pará, representado pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas), apresentou seus planos de corte de emissões de carbono até 2030, para o Ministério de Relações Exteriores da França. O encontro teve o objetivo de buscar parcerias e possibilidades de financiamento para o Plano Amazônia Agora e a Estratégia de Bioeconomia do Pará.
“O que eles gostaram mais foi do eixo de desenvolvimento socioeconômico de baixo carbono e parte de regularização, que são duas áreas que podem ter bastante apoio. Esse primeiro encontro oportunizou a construção de parcerias e possibilidades de financiamento para a escalabilidade dessas ações”, ressaltou a diretora de Mudanças Climáticas, Bioeconomia e Serviços Ambientais da Semas, Camille Bemerguy.
O Pará almeja reorientar o seu modelo de desenvolvimento socioeconômico através da construção de uma Estratégia Estadual de Bioeconomia pautada pelo princípio das soluções baseadas na natureza e ancorada na Política Estadual de Mudanças Climáticas e no Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA), com vistas ao desenvolvimento de atividades geradoras de receita fundamentadas nos pressupostos conceituais de bioeconomia. O PEAA é o compromisso do Estado do Pará com desenvolvimento socioeconômico de baixo carbono, que traz a mudança de paradigma de produção com a valorização da economia florestal e promoção da produção sustentável como contribuição ao alcance das suas ambiciosas metas climáticas.
“Os países europeus em geral sabem da importância da biodiversidade Amazônica, a qual o Pará possui uma vasta extensão e, portanto, sempre se colocam a disposição pra apoiar ações de desenvolvimento da economia a partir dos ativos Ambientais”, disse o secretário adjunto de Recursos Hídricos, Clima e Bioeconomia.
Participaram da reunião, Stephane Pailler, Diretor de Clima e Meio Ambiente do Ministério de Relações Exteriores da França; Herbert Lust, Vice-Presidente da Conservation International Europa; Kiryssa Kasprzyk, Conservation International - Estados Unidos.
Agenda internacional– O Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas), Mauro O’de Almeida, também participou de uma agenda com a Open Society Foundation (OSF) e a Open Society European Policy Institute (OSEPI). Durante a reunião, o Pará apresentou o Plano de Recuperação Verde e o Plano Amazônia Agora, com ênfase na Estratégia de Bioeconomia e criação de um PIB Verde.
"O estado pretende construir, a partir de um levantamento profundo de dados, qual é o real valor que as cadeias produtivas da bioeconomia têm no estado do Pará atualmente, e o quanto de riqueza elas geram em cada cadeia produtiva e em cada região do estado. A partir dessa identificação, desta publicação, que pretendemos que seja anual, iremos ter como meta o incremento, o aumento deste PIB da economia a partir das ações do governo do estado no Amazônia Agora e de parcerias público/privadas", reforçou o titular da Semas.
Nos próximos dias, as agendas seguem com reuniões bilaterais com setor privado para buscar apoiadores para programas e projetos de combate ao desmatamento ilegal e desenvolvimento das cadeias produtivas sustentáveis.
Mín. 22° Máx. 34°