A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) promoveu, nesta quinta-feira (11), na Usipaz do Icuí-Guajará, em Belém, uma oficina de produção de eco bijuterias a partir de resíduos recicláveis. A primeira turma da atividade contou com oito participantes, moradores do entorno e do município de Ananindeua. Além da função ambiental, ao reaproveitar materiais que seriam descartados, a oficina também estimula a geração de renda, já que os participantes podem comercializar sua produção.
Moradora há 26 anos do Icuí, Rita Costa participou de sua primeira oficina na Usipaz. Ela afirma que este tipo de atividade vai afastar os jovens do local, da marginalidade. "A Usina da Paz mudou muito a nossa vida, vai tirar muita gente da marginalidade. Já vi muitos jovens daqui do bairro que, sem ter ocupação, sem ter acesso a cursos, a oficinas, ao esporte, acabaram perdendo suas vidas. Esse curso de bijuterias sustentáveis, feitas de papel, é o primeiro que participo aqui, depois vou fazer um de artesanato. Essa oficina pode até mudar minha vida financeira, é um lixo que vai virar luxo", disse Rita Costa.
A coordenadora de Educação Ambiental da Semas, Andreia Monteiro, também destaca a função socioambiental da atividade. "Essa oficina de eco biju vem com a proposta de geração de renda, através do reaproveitamento de um material que seria descartado. As bijuterias ficam muito bonitas e as participantes têm acesso à nova fonte de gração de renda. A proposta do programa é justamente de inclusão social, geração de renda."
As peças são confeccionadas com papel e papelão. "Nós utilizamos material de papelão, como caixas de pasta de dente, de perfume, papel de revistas, jornais, folhas de catálogos. Nós abrimos uma turma para inicialmente no máximo 15 pessoas, porque essa oficina requer bastante atenção dos técnicos junto aos participantes. Em janeiro, a gente volta com a mesma oficina, porque teve uma procura grande", completa a coordenadora.
"Essa é primeira de muitas oficinas que eu espero participar. Pra mim é bem gratificante, porque a gente não só aprende, como pode vender. É uma forma de gerar lucro pra gente. Eu gostei muito da ideia, até porque no mundo em que a gente vive hoje, a sustentabilidade é uma iniciativa muito boa. Então, a gente pega coisas que não vamos usar mais, que iriam virar lixo, para gerar renda", afirma outra aluna do curso, Carla de Oliveira.
Usipaz- A Usina da Paz é um projeto integrado ao programa estadual Territórios Pela Paz, elaborado pelo Governo do Pará. No Icuí-Guajará, ela possui complexo esportivo com piscina, quadra de esporte e tatame, além de salas de teatro e de audiovisual, espaços de inclusão digital. O espaço oferece vários serviços à população, como atendimento médico e odontológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, ações de segurança, capacitação técnica e profissionalizante, espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade. Cursos livres de dança, teatro, robótica, artes marciais, musicalização e biblioteca também estão à disposição do público.
Mín. 22° Máx. 34°