A poucos dias da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cerca de 150 alunos do município de Mocajuba, na região do Baixo Tocantins, receberam na manhã de sexta-feira (12) o Projeto Enem Pará Itinerante, que ajuda na preparação para o exame nacional, que ocorrerá nos dias 21 e 28 de novembro. A iniciativa da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) já beneficiou cerca de 06 mil pessoas em todas as regiões do Estado.
“Quero agradecer a presença de todos nesse aulão do nosso projeto Enem Pará Itinerante. Está é uma bela iniciativa do Governo do Pará, que vem trazer aos nossos concluintes do ensino médio o reforço para a realização da prova do Enem. A educação transforma vidas e, com certeza, você que está concluindo o seu ensino médio tem essa oportunidade agora. Aproveite, estude, faça todo o possível para que você tenha uma boa nota no Enem, e assim ingressar na universidade para poder mudar a realidade e mudar a sua vida da forma que você escolher”, disse a secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga.
O “aulão” preparatório ocorreu no auditório da Escola Estadual Professora Isaura Baía, que foi entregue totalmente reconstruída pelo Governo do Pará há três meses.
A aluna do 3º ano do ensino médio Maria de Janilde Gonçalves Souza considerou o aulão “muito bom para nós que estamos concluindo o ensino médio e vamos fazer o Enem. Teve dicas que foram repassadas na aula que eu tinha certeza que poderiam me causar dúvidas na hora da prova. É muito bom estar aqui com a escola totalmente nova. Eu ainda não tinha vindo após a reconstrução. Está muito bonita”.
A estudante do 2° ano, Gabriele Rodrigues, pretende cursar Medicina, e aproveitou para reforçar o conhecimento. “Eu vim com o objetivo de aprender. A didática utilizada aqui é totalmente diferente da que temos em sala de aula. Na rotina, precisamos seguir uma demanda de estudos pré-determinada. Aqui nós temos dicas, macetes, nos divertimos e o assunto é contextualizado. Eu quero fazer o curso de Medicina e já estou me preparando há dois anos. Ainda não farei o Enem esse ano, mas no próximo vou me sentir melhor preparada”, contou Gabriele.
Quatro áreas- O projeto itinerante ofereceu aos participantes orientações para hábitos mais saudáveis e os conteúdos mais solicitados no Enem. A revisão foi feita por especialistas nas quatro áreas de conhecimento exigidas no exame: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias, além da Redação.
“A estrutura que tivemos foi excelente. Os alunos cooperaram bastante; se mostraram muito dedicados. Isso é reflexo do ensino e da aprendizagem oferecidos pelo governo na cidade. Também aproveitamos a presença dos professores locais para dar suas orientações e dicas. Aula muito proveitosa. Tenho a certeza que o projeto Polo Enem Pará Itinerante só veio para selar a aprovação desses alunos”, disse o coordenador do projeto, Diego Maia.
De acordo com a vice-diretora da unidade escolar, Itamar Maria Santos, as informações repassadas aos alunos são importantes, de fácil compreensão. “Nós costumamos fazer esse trabalho antes da prova. Fazemos aulões no sábado, mas devido à pandemia nós não conseguimos realizar essa atividade. O projeto do Enem Pará Itinerante ter vindo aqui ajudou muito nossos alunos. A importância é porque faz com que os alunos se socializem primeiramente, e também porque eles têm a oportunidade de receber essas dicas. Por conta de nós morarmos em uma cidade do interior, eles têm pouco acesso a essa oportunidade. Esse projeto beneficia a nossa escola, trazendo essas dicas que podem auxiliar nessa prova de grande porte que é o Enem”, ressaltou.
Nova estrutura- A Escola Estadual Profª. Isaura Baía passou por revitalização em seus 2.350,40 metros quadrados de área, e foi ampliada em 253,19 m², com a inclusão de ambientes pedagógicos. As melhorias na unidade contemplaram espaços como salas de aula, laboratórios multidisciplinar e de informática, sala de leitura, sala do AEE, secretaria, arquivos, sala dos professores, coordenação pedagógica, direção e vice-direção, depósito, cozinha, área de serviço, bicicletário e banheiros masculino, feminino e para pessoas com deficiência (PcD). A escola ganhou ainda uma quadra poliesportiva coberta com vestiário, auditório, recreio coberto e um novo reservatório de água.
A unidade escolar atende 2.481 alunos nas seguintes modalidades: ensino médio regular (1ª a 3ª séries), Educação de Jovens e Adultos (EJA), Sistema Modular de Ensino (Some) e Atendimento Educacional Especializado (AEE), nos turnos da manhã, tarde e noite. O diretor da escola, Godofredo Campos, disse que a reconstrução era aguardada há vários anos pela comunidade escolar.
Mín. 22° Máx. 34°