O Parque Estadual do Utinga “Camillo Vianna” (Peut) recebeu na manhã da sexta-feira (12) uma turma com 26 alunos do 6º ano, da Escola Estadual Icuí-Laranjeiras, no bairro Icuí-Guajará, em Ananindeua (Região Metropolitana de Belém). Todos participaram de atividades ao ar livre na Unidade de Conservação (UC), incluindo abordagens educativas sobre a importância da preservação do meio ambiente, passeio de bicicleta, rapel e trilha.
As ações fazem parte da programação do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio), no âmbito do Projeto Usina da Paz (UsiPaz), integrado ao Programa Territórios pela Paz (TerPaz), executado pelo Governo do Pará, com a coordenação da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac).
O Ideflor-Bio participa UsiPaz com ações de educação ambiental, por meio do Projeto Conecta Parque, que visa conscientizar para a importância da preservação e conservação da biodiversidade para um futuro sustentável.
Palestras e visita- As ações são realizadas em dois momentos. A primeira parte ocorre dentro da Usina, com realização de palestras e exibição de vídeo educativo sobre meio ambiente, além de visitação ao viveiro de mudas instalado na área externa do espaço. A segunda é formada por visita monitorada à Unidade de Conservação, proporcionando aos alunos o contato direto com a biodiversidade.
"Proporcionar aos estudantes o contato com a natureza, por meio da visitação ao Parque Estadual do Utinga, vai além de um dia de lazer; é plantar a semente da conscientização, reforçando a importância de cada um no processo de preservação e conservação do meio ambiente. “Preservar e conservar o meio ambiente é uma responsabilidade de todos nós, e é a partir da soma das pequenas ações que iremos construir um futuro mais sustentável”, disse a presidente do Ideflor-Bio, Karla Bengtson.
Durante o passeio guiado pela Trilha do Patuá, os alunos conheceram algumas espécies de árvores, cipós e a palmeira Patauá de 25 metros de altura, que dá nome à trilha. Além dos momentos de lazer, a ação mostrou na prática a educação ambiental, considerando que o Parque é habitat de várias espécies da fauna e flora regionais, o que possibilita uma interação direta com a biodiversidade da Unidade de Conservação. A trilha com 765 metros é destinada a um público a partir de 12 anos, com percurso estimado de 35 minutos.
Vivência- A professora da disciplina Ciências Físicas e Biológicas da turma, Larissa Freitas, acompanhou os estudantes e ressaltou que a ação permitiu aos alunos a vivência da temática “homem e natureza”, ministrada em sala de aula. “Com a visitação ao Parque os alunos puderam sentir a importância de proteger a natureza e perceber que essa responsabilidade também é deles. Muitos deles talvez nunca tivessem a oportunidade de conhecer o Parque do Utinga. A ação proporcionou um dia ímpar de aprendizagem e muita diversão”, disse a professora.
Os estudantes também foram acompanhados pelos professores Suzanna Ferreira e Nilton César, além de técnicos do Ideflor-Bio e do próprio Parque. A ação contou com a parceria da Amazônia Aventura e Ecobike
O Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna funciona das 06 às 17 h, de segunda-feira a domingo, com exceção de terça-feira, quando é fechado para manutenção.
Mín. 22° Máx. 34°