O esporte paraense comemorou mais uma grande conquista neste fim de semana. A equipe de Ginástica Artística, do programa Talentos Esportivos, trouxe de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, a medalha de bronze na categoria conjunto Juvenil Intermediário, da 40ª edição do Torneio Nacional de Ginástica Artística. O programa é mantido pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).
A ginasta, que garantiu o terceiro lugar, foi Calina Mendes, de 15 anos. A atleta participou das provas de salto, trave, solo e na que teve mais destaque, a paralelas.
“Ela se destacou mais na barra assimétrica era o aparelho que estava tendo mais dificuldades nos treinos, porque não estava conseguindo fazer o giro gigante, mas na hora da competição ela foi guerreira acertou tudo direitinho. Nosso medo era que elas não tivessem nenhum destaque, pois ficamos um ano e sete meses sem treinar e conseguimos ter um bom desempenho”, conta a mãe da Calina, Eliete Mendes.
Outras meninas também participaram do Torneio foram Juliana Lima, ficou em 7° lugar; Stephany Almeida, em 14°; Bruna Borcem, 25° lugar; Luana Fernandes, em 28°; e Letícia Borcem, 54° lugar. Todas na categoria Juvenil Iniciante.
“O programa Talentos Esportivos Seel, disponibiliza diversas modalidades, dentre as quais a Ginástica Artística vem revelando atletas que têm alcançado excelentes resultados em competições nacionais e internacionais”, finaliza Kátia Rocha, diretora técnica de Esporte e Lazer.
O evento reuniu cerca de 270 ginastas do nível iniciante, 80 do intermediário e 25 do avançado, nas categorias pré-infantil a adulto, envolvendo 12 estados.
Talentos Esportivos -O programa visa a contribuir para o desenvolvimento do esporte no estado do Pará, evidenciando a integração social, a promoção da saúde, desenvolvimento da cidadania de crianças, adolescentes, jovens e adultos.
Atualmente, o programa tem suas atividades desenvolvidas na Universidade do Estado do Pará - UEPA no período da tarde, com faixa etária a partir de 07 anos. Por enquanto as atividades presenciais aguardam liberação da instituição para reiniciaram, ainda assim as alunas seguem treinando em suas residências sob orientação do professor Ulisses.
*Texto de Bianca Rodrigues / Ascom Seel
Mín. 21° Máx. 35°