O governador Helder Barbalho participou, nesta terça-feira (16), do ato de assinatura de convênios que vão garantir obras importantes para o município de Capanema, no nordeste paraense. Um dos convênios com a Prefeitura prevê a reconstrução da Central de Abastecimento do município, com investimento estadual e contrapartida municipal. As obras serão executadas pela Prefeitura.
O projeto de reconstrução vai deixar a Central com infraestrutura adequada a comerciantes e consumidores. Os primeiros poderão vender seus produtos em um espaço apropriado, e os segundos vão ter um lugar organizado para comprar gêneros alimentícios com segurança e comodidade, ajudando a fomentar a economia local.
Avanços- No ato de assinatura dos convênios, o governador Helder Barbalho destacou a importância de poder contribuir com o desenvolvimento de Capanema. "É uma satisfação poder estar aqui mais uma vez trazendo benefícios, trazendo conquistas. Quero festejar hoje os avanços que estamos aqui celebrando, com o fortalecimento das instituições em toda a região dos Caetés", enfatizou o chefe do Executivo estadual.
Berenilton Almeida, feirante há 31 anos na Central, disse que o mercado “precisa de reforma urgente, tanto de esgoto, iluminação e telhado. Aqui cai muita água. Quando chove, vira um aguaceiro. Aí vendemos pouco, porque as pessoas não vêm comprar. Nosso espaço merece uma atenção especial”.
Para o prefeito de Capanema, Francisco Neto, o momento é de reconhecer a importância da parceria com o governo estadual. “Quero agradecer ao governador pelas assinaturas de convênios aqui em Capanema. O primeiro para reforma da Central de Abastecimento, que há mais de 30 anos não recebe nenhum tipo de recuperação, e é onde transita grande parte da população da cidade para a compra de produtos hortifruti. É um espaço muito importante para a agricultura familiar local”, ressaltou o gestor municipal.
Vicinais e turismo– Também foi firmada parceria com a Prefeitura para aquisição de 200 mil litros de combustível, para abastecimento de máquinas que vão recuperar 309 quilômetros de estradas vicinais na zona rural.
Quem transita pelas estradas espera com ansiedade pelas melhorias. É o caso do mototaxista Fernando Carvalho. Segundo ele, “se ajeitarem, passarem máquinas, vai melhorar muito. Aqui, até com moto a gente fica atolado; já fiquei várias vezes. Fica difícil, principalmente no inverno. É muito buraco, poça de água e lama, muito difícil de se locomover. Com essa recuperação vai ficar melhor pra gente se locomover e ter uma vida melhor”.
O terceiro convênio firmado se destina à construção da Feira do Artesanato “Francisco Freitas Filho”. O novo espaço vai garantir a infraestrutura necessária para que artesãos possam comercializar seus produtos, valorizando a cultura, o turismo e a atividade comercial.
Mín. 21° Máx. 35°