Terça, 26 de Novembro de 2024
24°

Tempo nublado

Canaã dos Carajás, PA

Geral Pará

Com treinamento internacional, Emater fortalece cuidados fitossanitários em lavouras de cacau no Pará

Técnicos integraram comitiva do Governo do Pará em curso no Peru sobre prevenção à doença “monilíase”, considerada de altíssimo risco

17/11/2021 às 10h55
Por: Lammego Rádio Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Pará
Foto: Reprodução/Secom Pará

Especialistas da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) buscam fortalecer a capacitação para proteger de pragas e doenças uma das principais atividades da agricultura familiar do sudeste paraense e da região da Transamazônica: o plantio de cacau.

No começo de novembro, seis técnicos lotados em cinco municípios do órgão integraram a comitiva multiinstitucional do Governo do Estado do Pará que viajou ao Peru, país fronteiriço ao Brasil, para uma capacitação sobre o fungo Moniliophthora Roreri, que causa a doença “monilíase do cacaueiro”, considerada com grande poder de devastação, chegando a destruir de 50% a 100% do planti

Depois que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) identificou focos de monilíase no interior do Acre em julho passado, foi necessário intensificar as medidas de alerta para impedir o alastramento.

No caso do Pará, o objetivo é que os profissionais da área pública estejam o máximo aptos para que possam reconhecer qualquer sinal de imediato, de modo a agir de forma integrada e eficaz, com resultado de erradicação ou ao menos de contenção.

Formação

Durante uma semana, o grupo participou de aulas práticas e teóricas em propriedades rurais e no centro de treinamento do Instituto de Cultivo Tropicales (ICT), uma organização não-governamental (Ong) sediada na província de San Martin, no Distrito de Tarapoto.

Do escritório local de Tucumã, no sudeste paraense, o técnico em agropecuária Décio Matos, que também é gestor ambiental, compartilhou a experiência de uma equipe que atende, com regularidade, mais de 200 famílias cacauicultoras ao longo e no entorno da rodovia PA-279.

“Fomos para trocar conhecimento. Informação é um processo contínuo. E o cacau é uma riqueza muito forte na Amazônia”, celebra o profissional.

Naquele município, há um potencial de crédito para a atividade, por exemplo, de cerca R$ 1 milhão pela linha Banpará-Bio, em parceria com o Banco do Estado do Pará (Banco do Estado do Pará), até o começo de 2022.

Produtores

A família Lima está na expectativa. O casal Francisco, 66 anos, e Jovelina, 60 anos, é atendido pela Emater de Tucumã há mais de 20 anos. São 15 hectares de cacau dentro da Fazenda Castanheira, diversificando-se com 11 tanques de piscicultura de tambaqui e 160 cabeças de gado leiteiro.

O endereço na Vicinal Castanheira, um ramal da PA-279, é de onde se colhem 15 toneladas de cacau por ano, exportadas para a Bahia por meio de uma cooperativa.

Na sucessão familiar, os filhos John, 39 anos, Ronne, 38 anos, e o neto Fernando, 18 anos, complementam a mão-de-obra e a gestão do dia a dia.

“Nossa ideia é triplicar a produtividade a partir de tecnologia. Manter a área plantada, porém, aumentar a produção em cima da mesma planta”, planeja Jovelina.

Maior produtor brasileiro

De acordo com dados do Ministério da Agricultura, o Pará é hoje o maior produtor de cacau do Brasil: responsável por mais da metade de toda a safra nacional e com chance de produção de mais de 100 mil toneladas ainda para o final de 2021. São mais de 25 mil produtores envolvidos, trabalhando sobre quase 200 mil hectares.

Texto:Aline Miranda/Ascom Emater

Por Luana Laboissiere (SECOM)
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Canaã dos Carajás, PA Atualizado às 23h02 - Fonte: ClimaTempo
24°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 35°

Qua 33°C 21°C
Qui 34°C 22°C
Sex 35°C 24°C
Sáb 36°C 23°C
Dom °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes