Uma operação para combater o tráfico de animais silvestres recolheu 12 pássaros em feira livre no bairro de Honório Gurgel, na Zona Norte do Rio, no último sábado.A ação conjunta foi realizada pela Secretaria Estadual do Ambiente e Sustentabilidade, por meio da Superintendência de Combate aos Crimes Ambientais e pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em apoio ao Comando de Polícia Ambiental, da Polícia Militar.
- Manter animais silvestres em cativeiro sem autorização é crime. Nossas equipes realizaram essa operação para combater o tráfico desses animais e alertar a população sobre essa prática ilegal. Vamos continuar fiscalizando e trabalhando para coibir esses crimes - explica Thiago Pampolha, secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade.
Maria-preta, trinca-ferro, coleiro e canário-da-terra estavam entre as espécies apreendidas. Quando as equipes chegaram ao local, diversos comerciantes ilegais fugiram. A venda de animais silvestres é crime previsto na Lei Federal 9.605/98, no artigo 29, com pena de seis meses a um ano.
Mín. 22° Máx. 33°