Crianças que atuam nas atividades esportivas ofertadas pela Usina da Paz (UsiPaz), no bairro do Icuí-Guajará, em Ananindeua (Região Metropolitana de Belém), participam do ciclo de palestras sobre higiene bucal, que faz parte dos serviços de saúde disponibilizados pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) no espaço, além do atendimento com clínico geral, odontólogo e psicólogo.
A Iniciativa de agregar as crianças às palestras começou nesta quinta-feira (18), pela manhã e à tarde. Após participarem de atividades como handebol, natação e vôlei, mais de 30 crianças puderam receber informações sobre como cuidar dos dentes.
As odontólogas da Usina da Paz, Andréa Marassi e Cecília Hisamitsu, ensinaram às crianças a maneira correta de escovar os dentes e usar fio dental, reforçando que essa prática é a melhor maneira de evitar problemas ortodônticos, além de enfatizarem a importância da higienização da escova dental. Ao final das palestras, as crianças receberam kits de higiene bucal.
"Aprendi que tem que ter muita atenção quando escovamos os dentes. Não podemos esquecer de secar bem a escova. Depois que a gente usa, sempre guardar com uma capinha por causa dos bichinhos (bactérias)", disse Ana Maria, 8 anos.
Maria Eduarda, 10 anos, também contou o que aprendeu: "Sempre achei que se a gente colocasse bastante creme dental os dentes iriam ficar mais limpos. Depois da palestra, aprendi que não precisa exagerar e que, além de escovar os dentes, também devemos escovar a língua para evitar as cáries e o mau hálito”.
Conceitos básicos- Segundo Alessandra Amaral, coordenadora da Sespa nos serviços oferecidos na Usina da Paz, as palestras sobre higiene bucal compõem não só a rotina de quem vai procurar atendimento de saúde, como a de todos que procuram pelos outros serviços gratuitos oferecidos por órgãos estaduais e instituições parceiras. “O objetivo é ensinar e rever os conceitos básicos de higiene bucal; mostrar os malefícios do consumo do açúcar, ensinar a escovação correta e valorizar o fio dental como elemento importante na limpeza dos dentes”, alertou.
As palestras foram ministradas para grupos de 10 crianças, mas há a possibilidade de essa demanda aumentar. “Faremos encenações teatrais, pelo menos uma vez ao mês, abordando a temática da higiene bucal”, adiantou Alessandra Amaral.
As palestras prosseguirão nos horários e dias em que estão disponíveis os serviços de saúde: de terça a sexta-feira, das 08 às 12 horas, e das 14 às 17 h.
Cidadania e inclusão- A Usina da Paz é um projeto integrado ao programa estadual Territórios Pela Paz (TerPaz), executado pelo Governo do Pará e coordenado pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), em parceria com a iniciativa privada.
O projeto é inédito no País, e os moradores do bairro Icuí-Guajará podem usufruir das instalações de dois prédios principais da UsiPaz, que ofertam diversos cursos, oficinas e atendimento público, um espaço para batedores e produtos de açaí, teatro, complexo poliesportivo, quadra de areia, piscina semiolímpica, playground, área viveiro, compostagem e horta, academia ao ar livre e estacionamento.
Mín. 21° Máx. 35°