Devido à alta demanda de procedimentos, a Agência Transfusional do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), localizado em Icoaraci, distrito de Belém, precisa manter o estoque de sangue da maior unidade da Rede Estadual de Saúde do Estado em dia. Como forma de manter o banco abastecido, mais uma ação solidária foi realizada no Hospital, com o objetivo de salvar vidas. Nesta sexta-feira (26), às 9h, uma Caravana Solidária saiu da unidade em direção à Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), no bairro da Batista Campos, na capital paraense.
A campanha foi voltada aos colaboradores e acompanhantes de pacientes da unidade, mas também contou com público externo. Os 29 voluntários contaram com transporte gratuito ofertado pela Fundação para se deslocarem até ao Hemopa e retornarem à unidade.
Para as pessoas interessadas que forem doar em nome do Abelardo Santos em outras datas, o hospital orienta que basta informar no Hemocentro, o seguinte código: 2105. O material será direcionado aos pacientes do HRAS, que necessitam de sangue para cirurgias e outros procedimentos que estabilizam a sua saúde.
Solidariedade –Doando pela primeira vez, a estudante do curso técnico de enfermagem, Ariana Souza, de 21 anos, disse que se sentiu estimulada a doar depois das aulas do curso sobre o assunto. “Eu estou nervosa, mais a vontade de salvar vidas é maior”, contou.
O mecânico Daniel Rodrigues, 27 anos, se desloucou do bairro do Guamá, para participar da caravana, como forma de gratidão. “ Quero ajudar outras pessoas, quando eu era pequeno tive anemia e precisei de sangue, então, agora é a minha hora de retribuir”, frisou.
Demanda -O maior hospital público do Estado, em média, faz 300 transfusões de sangue a cada mês. Desse quantitativo, precisa encaminhar mensalmente à Fundação Hemopa, pelo menos 50% do que utiliza. A Fundação é responsável pela distribuição dos hemocomponentes para todo o Estado.
“O estoque do HRAS atende, além de leitos, pacientes nas UTIs e UCIs (Unidades de Cuidados Intermediários), o bloco cirúrgico e as Unidades de Urgência e Emergência. Por isso, é tão importante a maior unidade da Rede se movimentar em ações solidárias em prol da vida”, explicou Marcos Silveira, diretor executivo do HRAS.
Convocação - Quem também convoca a população em geral para estar realizando a doação, é hematologista da Agência Transfusional do HRAS, Iê Bentes. “Nossa equipe está alertando os acompanhantes dos pacientes e a população do entorno do hospital para doarem. Lembrando que, ao doar uma bolsa de sangue, a pessoa pode estar ajudando a salvar até quatro vidas”, observou a médica.
Caravana -A supervisora de Enfermagem e organizadora das campanhas de doação, Shamira Resque, reitera a importância dos atos para manutenção do estoque.
“Temos a meta de captação definida pelo Hemopa para os hospitais, que é de 50% do que usamos. Nossa última campanha foi um sucesso. Os colaboradores não mediram esforços para contribuir com a organização e participar da doação, sendo que alguns ainda trouxeram familiares para doarem também. Mas, além desses eventos, o Hospital precisa, continuamente, manter os estoques abastecidos, pois atende a um grande número de pacientes em estado grave. Por isso, pedimos às entidades e às pessoas que já doam ou querem doar, que nos procurem”, reiterou Shamira Resque.
O presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra, agradece e parabeniza a gestão dos órgãos públicos que aderiram à campanha para homenagear os doadores de sangue, este mês. “Obrigada a todos os servidores que doam sangue para salvar vidas. Hoje recebemos a caravana do Hospital Regional Abelardo Santos que tem grande importância na assistência à saúde dos usuários SUS. Essa parceria é de vital importância para alavancar a doação de sangue no Pará. É uma forma de atender as demandas transfusionais satisfatoriamente. Com isso, fortalecemos, cada vez mais, nosso estoque de sangue em favor da vida. Obrigado pela parceria”, finalizou.
Agência -O estoque de sangue do HRAS é reposto nas segundas, quartas e sextas-feiras. A unidade tem infraestrutura para manter concentradas as hemácias e os plasmas. Na Agência Transfusional são feitos também os exames de tipagem e de anticorpo irregular. Outro trabalho realizado no próprio hospital é o fracionamento de bolsas de sangue para os recém-nascidos (RN), de acordo com a necessidade de cada um.
Além disso, vale ressaltar que as ações internas também são realizadas na unidade diariamente com os acompanhantes, usuários e colaboradores, para contribuir com a manutenção dos estoques do Hemopa.
Critérios -Os interessados em doar sangue aos pacientes do HRAS devem procurar a Agência Transfusional, localizada no 1º andar da unidade. A pessoa deve estar bem de saúde, pesar mais de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos, portar documento de identidade original com foto. No caso de quem já teve Covid-19, é preciso estar pelo menos há um mês assintomático, e quem teve contato com alguém infectado precisa estar há pelo menos 14 dias afastado da pessoa acometida pelo novo coronavírus.
Para as pessoas imunizadas contra a Covid as orientações são as seguintes: se a vacina foi a CoronaVac/Sinovac, a doação só pode ocorrer após 48 horas da aplicação. Se for Oxford/AstraZeneca, Pfizer ou Janssen, somente após sete dias.
*Texto de Roberta Paraense
Mín. 21° Máx. 35°