Segunda, 25 de Novembro de 2024
29°

Tempestade de areia

Canaã dos Carajás, PA

Geral Pará

Sine apoia recolocação profissional em vagas captadas com empregadores

Para as festas de final de ano, a Seaster espera a abertura de até 4 mil vagas temporárias nos setores do comércio e serviços

27/11/2021 às 17h45
Por: Lammego Rádio Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Pará
Foto: Reprodução/Secom Pará

O Sistema Nacional de Emprego (Sine) é um serviço público e gratuito de apoio ao trabalhador, que ajuda na organização do mercado de trabalho. As principais ações disponibilizadas na rede de atendimento são a intermediação de mão de obra e a habilitação ao seguro-desemprego.

Pedro Lúcio, diretor de Trabalho e Emprego da Secretaria de Assistência Social, Trabalho Emprego e Renda (Seaster), destaca o aumento da oferta de vagas de emprego. “Entre final de novembro e início de dezembro estão previstas contratações de cerca de 4 mil trabalhadores no período das festas de fim de ano, com vagas temporárias, normalmente oferecidas pelo comércio e setor de serviços. Isso está sendo possível pela retomada da economia a partir do controle da pandemia, com o processo de vacinação, e as medidas que o governo tem tomado, como a injeção do 13º do funcionalismo público. Agora vai entrar o da iniciativa privada”, informa.

O Sine vê o aumento das vagas no mercado de trabalho devido ao avanço da vacinação contra a Covid-19
O Sine vê o aumento das vagas no mercado de trabalho devido ao avanço da vacinação contra a Covid-19 - (Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará)

A intermediação de mão de obra visa colocar trabalhadores no mercado de trabalho, por meio de vagas captadas com empregadores, reduzindo o tempo de espera e a assimetria de informação existente no mercado de trabalho, tanto para o trabalhador quanto para o empregador. “O Sine está dialogando permanentemente com as empresas no sentido de elas oferecerem as vagas pela rede, na nossa plataforma Emprega Mais, e encaminhar trabalhadores para disputarem essas vagas para garantir as suas rendas e o sustento de suas famílias. A empresa precisa de um profissional que já tenha certa experiência, tanto na área do comércio quanto de serviços, para ajudar no desenvolvimento das atividades econômicas”, acrescenta o diretor.

Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará
Idevaldo Rodrigues de Brito, procura vaga de carpinteiro
Foto: Reprodução/Secom Pará
Voltar ao mercado- Idevaldo Rodrigues Brito, carpinteiro, procura vagas formais na área da construção civil. “Eu sou cadastrado aqui e passo de vez em quando para ver se aparecem vagas no meu perfil. Trabalhei 27 anos em construtora de prédios, mas com a pandemia fiquei desempregado. Faço bicos, mas desejo voltar para o mercado de trabalho”, contou Idevaldo Brito.

Rosângela Barros de Souza levou o filho para regularizar a situação cadastral e pleitear uma vaga no ramo de pescado. “Agora é tudo on-line. Então, a gente procura se informar. Para a graça de Deus fui muito bem recebida e atendida. Ele é um pouco calado, e eu, como mãe, sempre procurei o caminho do bem para os meus filhos”, disse a aposentada.

O Sine oferece atendimento gratuito aos trabalhadores
O Sine oferece atendimento gratuito aos trabalhadores - (Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará)

As principais etapas do serviço de intermediação de mão de obra são: inscrição do trabalhador; registro do empregador; captação e registro de vagas de trabalho; cruzamento de perfil dos trabalhadores cadastrados com o perfil das vagas captadas; convocação de trabalhadores conforme pesquisa de perfil e encaminhamento para entrevista de emprego, e registro do resultado do encaminhamento.

O serviço de intermediação de mão de obra pressupõe a administração das vagas, do momento de sua captação até seu preenchimento – ou, eventualmente, até a extinção do prazo definido pelo empregador para a seleção. Em todas as etapas, é necessário o gerenciamento e controle das informações.

Reforço- As datas comemorativas de final de ano aumentam as esperanças de quem busca recolocação profissional. Adriana Rocha dos Santos, doméstica, também procurou o Sine. “Vim tirar minha carteira de trabalho porque estou correndo atrás de um emprego agora. Tenho uma proposta em loja do comércio. Já faz muito tempo que estou afastada do trabalho e tenho que voltar à ativa. Eles estão chamando agora que chegam Natal e Ano Novo, e eles precisam. Quero me encaixar em uma dessas vagas”, disse Adriana.

Adriana Rocha dos Santos quer uma das vagas de final de ano
Adriana Rocha dos Santos quer uma das vagas de final de ano - (Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará)

Para a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o avanço da vacinação contra a Covid-19, e o consequente aumento da circulação de consumidores, deve fazer com que o Natal deste ano registre a maior oferta de vagas temporárias para o período nos últimos oito anos. A estimativa é que 94,2 mil trabalhadores temporários sejam contratados até o final do ano no País.

Pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) estima a abertura de 105 mil vagas até dezembro pelos setores varejista e de serviços.

No Pará, a estimativa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) é a criação de pelo menos 4 mil vagas de emprego, um número que fica acima da média do ano passado, mas bem menor se comparado aos períodos anteriores à pandemia.

Serviço:Para saber sobre o funcionamento e horário de atendimento acesse o site oficial da Estação Cidadania.

Por Dayane Baía (SECOM)
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Canaã dos Carajás, PA Atualizado às 17h02 - Fonte: ClimaTempo
29°
Tempestade de areia

Mín. 21° Máx. 35°

Ter 33°C 22°C
Qua 33°C 21°C
Qui 34°C 22°C
Sex 35°C 24°C
Sáb 36°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes