O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), inicia, nesta quarta-feira (08), mais uma ação para ampliar a cobertura vacinal da vacina contra a covid-19 no Pará. É a Vacinação Itinerante que começará pelo município de Marituba, onde a unidade móvel permanecerá até a quinta-feira.
A ação vai percorrer prioritariamente os municípios paraenses com menores coberturas vacinais e facilitar o acesso de quem ainda não tomou nem a primeira dose da vacina.
O secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, disse que apesar de a responsabilidade da execução da vacinação ser dos municípios, o governo do Estado tem trabalhado em diversas frentes para aumentar a cobertura vacinal contra a covid-19 no Pará. “Além de estarmos com vacinação no aeroporto internacional de Belém, nas ações de saúde e cidadania do TerPaz, na Usipaz, e agora com a Vacinação Itinerante, estamos dando suporte direto a 10 municípios prioritários (Altamira, Ananindeua, Cametá, Castanhal, Itaituba, Marabá, Redenção, Santarém, São Félix do Xingu e Tucuruí), que foram selecionados a partir da avaliação dos dados epidemiológicos e de cobertura vacinal”, enumerou o titular da Sespa.
“Queremos reduzir cada vez mais a circulação do novo coronavírus no Pará e isso só é possível com a vacinação em massa da população”, afirmou o secretário. “Mas é importante também que os municípios continuem criando estratégias para vacinar a sua população”, alertou.
Capacitação - Com vistas à Vacinação Itinerante, a Sespa realizou, nesta terça-feira (07), na Escola Técnica do SUS (ETSUS), mais uma Capacitação em Vacinação para profissionais de saúde, que vão atuar nessa nova frente de vacinação contra a covid-19.
O treinamento foi ministrado pelas enfermeiras da Coordenação Estadual de Imunizações, Juliana Oliveira da Silva e Rosilene Carnevale, e contou com a participação de profissionais de saúde de diversas áreas, principalmente enfermeiros, farmacêuticos, cirurgiões-dentistas e técnicos em enfermagem, que vão se unir às equipes da Vigilância em Saúde.
Segundo a coordenadora da Vacinação Itinerante, Alessandra Amaral, essa é a segunda turma. “A primeira turma capacitada já está atuando na Usina da Paz e essa nova turma vai atuar na Vacinação por Todo o Pará, que começará pelo município de Marituba amanhã e quinta-feira. Já na sexta e sábado, a vacinação estará no município de Maracanã”, detalhou a coordenadora.
Entre os tópicos abordados na capacitação, Alessandra Amaral citou o armazenamento adequado, o manuseio correto de cada tipo de vacina, tempo para uso, contraindicações entre outros. “Na verdade, os profissionais já possuem experiência com campanha de vacinação, mas precisavam desse treinamento específico para trabalharem com as vacinas que protegem contra a covid-19, especialmente, a CoronaVac e Pfizer, que serão usadas nessa ação”, informou.
Alessandra Amaral informou, ainda, que, na Vacinação Itinerante, serão vacinados indivíduos, acima de 12, com primeira, segunda ou terceira dose que é a de reforço. “Vamos unir forças com os municípios para termos mais pessoas vacinadas no nosso estado, mais pessoas livres da doença ou que não desenvolvam a forma grave da Covid-19 e morram. Essa nova estratégia do governo, com certeza, vai alavancar o nosso índice de pessoas vacinadas no Pará”, afirmou.
Mín. 21° Máx. 35°