A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) promoveu, na terça-feira (7), mais um Encontro Intersetorial do Programa Saúde na Escola, Auxílio Brasil e Conselho Escolar. Desta vez, a conferência ocorreu em Capanema, região nordeste paraense, e reuniu 90 gestores escolares e profissionais da saúde dos municípios de Bonito, Nova Timboteua, Ourém, Peixe-Boi, Primavera, Quatipuru, Salinópolis, Santa Luzia do Pará, Santarém Novo, São João de Pirabas e Tracuateua.
O evento foi organizado pela Coordenação de Ações Educacionais Complementares (Caec) e buscou o fortalecimento de políticas públicas, além de criar novos meios para um planejamento integrado com os municípios para o atendimento dos estudantes da rede pública estadual e moradores da região, em sua integralidade. Para alcançar a plenitude dessa assistência, a Seduc defende o planejamento intersetorial com a participação de todos os atores presentes na vida dos alunos.
De acordo com a titular da Caec, Giovana Costa, esta iniciativa pretende consolidar a rede socioassistencial nas localidades abrangidas para que toda a comunidade escolar tenha suas políticas públicas asseguradas. A dirigente destacou, ainda, que os profissionais precisam compreender a missão que desempenham, para que tenham um olhar integral e não fragmentado sobre a importância dos direitos humanos.
“Com a proposição deste encontro, a Seduc reafirma que os estudantes da rede pública estadual, antes de mais nada, são pessoas com direitos e deveres assegurados na Constituição Federal. Portanto, em 2022, os diretores escolares deverão executar um plano de ação coletivo, colaborativo, compartilhado e intersetorial, com enfoque nos estudantes, beneficiários ou não do Programa Auxílio Brasil. Esperamos que cada profissional presente aqui nesta conferência possa reavaliar e perceber a magnitude da responsabilidade que lhes foi conferida, a qual visa garantir os direitos sociais dos cidadãos atendidos por eles”, frisou.
Parceria- A intersetorialidade é a articulação entre sujeitos de setores diversos, com diferentes saberes e poderes, com vistas a enfrentar problemas complexos. Sendo assim, trata-se de mecanismos de gestão e integração de ações, conhecimentos e esforços em diversas áreas da política pública, com o objetivo de construir objetos comuns de intervenção entre eles, para o enfrentamento mais articulado das questões sociais.
Para a gestora da 14ª Unidade Regional de Ensino (URE), Eliete Silva, a vinda dos gestores, técnicos e demais representantes foi de suma importância. “Estou muito grata por este evento, que possibilitou esclarecer as principais dúvidas sobre os programas assistenciais do Governo Federal, de maneira presencial, além da relevante a troca de experiência entre as instituições envolvidas neste encontro. Agradecemos à vinda dos nossos colegas servidores até aqui e que outras formações possam ser realizadas, porque estamos sempre abertos a nossos conhecimentos que possam agregar ao nosso trabalho”, enfatizou.
Já o diretor da Escola Estadual Padre Sales, em Capanema, Amiraldo Soares, elogiou a programação e disse que os conteúdos ministrados vão lhe deixar mais antenado sobre os direitos assegurados à comunidade escolar. “As informações foram fundamentais para que nós, enquanto profissionais da educação, possamos desempenhar nossas funções com qualidade e sempre evidenciando as prerrogativas que os alunos têm direito. Fico muito feliz por recebermos a visita de uma equipe da Seduc até o nosso município, os quais vieram para esclarecer, qualificar e ressaltar o papel transformador da educação na vida das pessoas”, ressaltou o educador.
Texto: Wavá Bandeira, com a supervisão de Vinícius Leal (Ascom/Seduc)
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