Receber títulos definitivos de propriedade de terra no mês de dezembro é mais que ganhar presente; é concretizar sonhos. E esse foi o sentimento de 158 famílias residentes na zona rural de Parauapebas, município do Sudeste do Pará, que nesta sexta-feira (10) foram beneficiadas pelo governo do Estado, por meio do Instituto de Terras do Pará (Iterpa). Moradores da Comunidade Paulo Fonteles agora são donos do lugar onde fincaram suas raízes.
A produtora rural Jandira Carvalho Menezes foi uma das beneficiadas. Há cerca de 30 anos ela vive com a família em um terreno na comunidade. Com o título de propriedade da terra, ela acredita em dias melhores para todos. “Nós temos uma grande dificuldade. O que produzimos, não conseguimos tirar do terreno. Não temos estrada, transporte e energia. A chegada desse título vai ajudar bastante. Era o que a gente esperava há muito tempo. A gente vai ter a possibilidade de trabalhar mais seguros e investir no nosso terreno, que é um patrimônio nosso. Era um sonho que a gente tinha, e que hoje vamos realizar, se Deus permitir”, disse a moradora.
Outro beneficiado com o título é o produtor Ailquisson Negreiros. O documento, segundo ele, “vai ser muito bom para o pequeno, médio e grande proprietário. Agora, vai ser possível conseguir incentivo do banco. Tem muitas pessoas com projetos na cabeça, no papel, e agora, com esses títulos, vamos ter a oportunidade de ampliar e fazer os projetos que temos em mente evoluírem. Vamos produzir para ajudar no desenvolvimento do Estado”, afirmou.
Segurança e tranquilidade- Durante o ato de entrega dos títulos, o governador Helder Barbalho destacou a importância dessa iniciativa do governo. “Hoje é um momento de realizar o sonho dessa comunidade, que por 40 anos aguardou ser reconhecida e ter seus títulos definitivos. Hoje, estamos atendendo famílias com títulos definitivos para que essas pessoas possam produzir com segurança e ter tranquilidade rural. Que possamos garantir a qualificação da produção da agricultura familiar, para que possa ser um instrumento que garanta renda, emprego, ocupação e produção”, reiterou Helder Barbalho.
Josimar Rodrigues, conhecido na comunidade como Mazinho, mora há mais de 30 anos no local, e hoje representa os moradores da Comunidade Paulo Fonteles. Para ele, a entrega dos títulos é um momento de grande satisfação. “Essa colônia foi assentada nos anos 1980, e isso tem sido uma luta constante da comunidade, no intuito de legalizar essa área. Só agora isso tá se tornando realidade. É um sonho adormecido, que se torna realidade”, acrescentou.
Ampliação- Para o presidente do Iterpa, Bruno Kono, a entrega de títulos representa a concretização da diretriz do Estado de ampliar a regularização fundiária. “Estamos mostrando que é possível fazer regularização nesse Estado, a partir do momento em que temos decisão política, investimento e atuação estratégica. Hoje, essas pessoas têm um documento que comprova que a terra é delas. Garante também oportunidade para investir, ir atrás de crédito, melhorar a produção e, consequentemente, a condição das famílias”, afirmou Bruno Kono.
Ainda no ato de entrega dos títulos, o governador Helder Barbalho garantiu que o governo vai intensificar os trabalhos para ampliar a distribuição de títulos de terra. “Festejo essa iniciativa, e estamos desafiados a continuar, para chegar com a titulação nas demais áreas estaduais que precisam de títulos, que a população tem o direito de receber”, disse o governador.
O prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, lembrou o tempo de espera das famílias até a conquista do título definitivo. “São muitos anos de espera. Graças a Deus agora temos um governo do Estado presente e comprometido com nossa cidade e nossa gente. O trabalho assumido pelo Estado mostra que vamos ter toda a área titulada. Isso é maravilhoso. Isso é histórico e importante para essa região”, pontuou o gestor municipal.
Mín. 21° Máx. 35°