O Governo do Pará retomou nesta quarta-feira (15), o pagamento referente à segunda parcela do Vale Gás, iniciativa que garante a compra de botijões de 13 quilos para famílias que se enquadram na faixa de extrema pobreza. O auxílio é concedido em duas cotas de R$100, disponibilizadas em forma de crédito pelo Banco do Estado do Pará (Banpará).
Ana Claudia foi até uma agência logo cedo e saiu aliviada ao receber o recurso. "A gente está sem dinheiro em meio a essa pandemia, e o vale gás vem como uma ajuda bem significativa. No dia em que eu recebi a primeira parcela o meu gás tinha acabado, eu vim receber e já fui direto comprar. Dessa vez não vai ser diferente, será para mesma coisa", contou.
Já para Vanderlei Andrade, o recurso vai garantir a manutenção e a compra do produto. "Está faltando gás e outras coisas. Minha casa fica em Marituba e saindo daqui já vou providenciar. Eu moro sozinho e esse recurso vai me ajudar bastante", completou.
Para ser contemplada com o benefício, a unidade familiar precisa estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda per capita declarada igual a zero. A iniciativa é gerenciada e fiscalizada pela Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster).
"Mais uma vez o Banpará se sente muito gratificado em ser o elo entre o governo do Pará e o povo paraense na operacionalização do pagamento da 3ª rodada do Renda Pará e do Vale Gás. Os programas se inserem na maior transferência de renda da história deste Estado e que vem beneficiar a camada mais necessitada da nossa população", declarou o Presidente do Banpará, Brasilino Assunção.
Nesta quinta-feira o pagamento é destinado aos nascidos entre os meses de janeiro a abril. Amanhã, dia 16, o calendário de pagamento prosseguirá para os nascidos entre os meses de maio e agosto, e na sexta-feira (17), com os nascidos entre setembro e dezembro. O beneficiário deve estar munido de documento oficial com foto e cartão de vacinação.
“A nova rodada de pagamento do Renda Pará foi pensada em prol das famílias que sofreram com os impactos ocasionados pela pandemia, mas também como uma forma de estimularmos o beneficiário a se vacinar, para que possamos também reprimir a circulação do vírus em nosso Estado e tenhamos o mínimo de internações com o caso grave da covid-19. Então vale ressaltar que os segurados apresentem o comprovante de vacinação para efetuar o saque nas agências”, reforçou a secretária de planejamento e administração, Hana Ghassan.
Os pagamentos seguem nas agências do Banpará até às 14h. É importante que, antes de comparecerem ao banco, as pessoas consultem a lista de beneficiários contemplados e confirmem nome e dia programado para receber.
Mín. 21° Máx. 35°