A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Coordenação de Educação Infantil e Ensino Fundamental (CEINF), realizou nesta quarta-feira (15), no auditório do Prédio Sede da Seduc, a “ I Mostra de Boas Práticas de Alfabetização e Letramento”, do projeto Alfabetiza Pará.
A programação contou com a mostra de trabalhos realizados nas Escolas Estaduais, palestras sobre o Projeto Alfabetiza Pará, além disso teve ainda a apresentação do Coral da Escola Estadual de Ensino Fundamental Ruy Paranatinga Barata, que fica localizada no bairro da Maracangalha, em Belém.
A I Mostra de Alfabetizaçãol Letramento foi um momento de socialização de experiências de Práticas de leitura e escrita no contexto da alfabetização e letramento. De acordo com a coordenadora do Ceinf, Celeste Farias, a formação crítica da alfabetização autônoma e transformadora ajuda no processo da construção da leitura e escrita.
“Essa é uma concepção de educação, de alfabetização e letramento baseada em princípios de Paulo Freire, na questão da autonomia, da problematização, da reflexão no processo de ensino e aprendizagem, tendo o texto discursivo como ferramenta pedagógica que faz sentido para a criança ao partir de processo de ensino contextualizado, trabalhamos o texto discursivo como instrumento pedagógico no processo de leitura e escrita dessa criança de forma crítica e reflexiva desde o início da sua infância”, explicou a coordenadora.
Para Renata da Silva, professora de Educação Geral da Escola Estadual Prof Esther Bandeira Gomes, que fica localizada no bairro da Sacramenta, em Belém, a mostra evidencia os projetos que são desenvolvidos na escola, não só para a comunidade escolar, mas para um público mais amplo.
“Muitas vezes a gente prepara um projeto que fica apenas na escola, então as pessoas não tem noção do que realmente se passa dentro do ambiente escolar. Esse momento é muito importante e, eu acho que todo ano, ou, pelo menos, todo semestre deveria ter essa amostra para contemplar mais escolas, para que assim essas pessoas possam ter esse conhecimento e também valorizar o trabalho de todos os professores que se dedicam nesses projetos”, disse a professora.
A gestora da segunda Unidade Seduc nas Escolas (USE), Leila Braga, comentou sobre a importância do evento para os profissionais, “o brilhantismo da primeira mostra de alfabetização e letramento do projeto Alfabetiza Pará, tem como culminância a atração das atividades que as escolas conseguiram realizar com os alunos acerca do letramento. Sabemos o quanto essa temática é importante, é o básico para o desenvolvimento não só da aprendizagem cognitiva, mas para todas as relações interpessoais”, expressou.
Alfabetiza Pará- O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação, criada em 2019 que visa fortalecer o processo de Formação Continuada dos Professores(as), Coordenadores(as) Pedagógicas, das Escolas, Técnicos(as) das Uses e Ures, com base na discussão da alfabetização e letramento como processos discursivos em diferentes contextos de aprendizagem das crianças.
O objetivo da iniciativa é discutir a gestão da aprendizagem em uma perspectiva Crítico-Transformadora na Formação do Professor Alfabetizador. O projeto abrange Escolas Estaduais da Região Metropolitana de Belém e dos municípios que atendem alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, matriculados na Rede Estadual. A programação continua nesta quinta-feira (16).
Texto: Rodrigo Moraes com supervisão de Evaldo Júnior (Ascom Seduc)
Mín. 21° Máx. 35°