O Governo do Estado fez a entrega, na tarde desta segunda-feira (20), da Unidade Regional de Castanhal da Polícia Científica do Pará. O evento teve a participação do governador Helder Barbalho, do secretário de segurança Ualame Machado, entre outras autoridades, que apresentaram o prédio totalmente reconstruído, em benefício do servidores e para prestar um bom serviço à população por meio da perícia criminal.
A necessidade da reconstrução se deve aos 47 municípios da região nordeste do Estado, que a Unidade Regional da Polícia Científica de Castanhal atende. "Sabemos da relevância da perícia criminal para o Estado, e a região nordeste é muito bem assistida pela unidade de Castanhal. Diante disso, essa reconstrução vai fazer com que os serviços periciais dessa unidade sejam mais eficientes", disse Ualame Machado, secretário de segurança.
A reconstrução da unidade envolveu toda a estrutura do prédio, como as áreas dos Institutos Médico Legal (IML) e Criminalística (IC). A sala de necropsia, por exemplo, foi completamente readequada, inclusive, com a implantação de centrais de ar no espaço. “É a única unidade da Polícia Científica do Pará com climatização da sala de necropsia, dando assim mais condições de trabalho para os médicos legistas e os auxiliares técnicos de perícia", declarou Celso Mascarenhas, diretor-geral da Polícia Científica.
Além disso, a sala atende todos as normas de biossegurança, como plano de tratamento de efluentes biológicos e construção de esgoto para descarte dos resíduos líquidos. Assim como a construção de salas para acondicionamento de cadáveres putrefeitos e armazenamento das ossadas.
Da mesma forma, todos os laboratórios foram readequados com novas geladeiras e sistema de energia para armazenamento de material biológico, nova sala de balística e novo estande de tiros, para perícias de material balístico recolhidos de locais de crime ou apreendidos pelas polícias civil e militar.
A unidade de Castanhal é o quarto prédio do órgão a ser totalmente reconstruído pelo Governo, que em 2020 já havia entregado as unidades da Polícia Científica de Altamira e Marabá, e o Núcleo Avançado de Itaituba. "Desde o início da gestão temos sido atendidos pelo Governo, que possibilitou a aquisição de aparelhos, reconstrução de unidades e que vão continuar pois temos o IML de Belém e o Núcleo Avançado de Abaetetuba sendo reconstruídos e inaugurados ano que vem", declarou Celso Mascarenhas.
Durante a entrega da Unidade Regional da Polícia Científica em Castanhal o governador foi acompanhado pelo deputado federal Hélio Leite, o delegado geral da PC Walter Resende e do prefeito de Castanhal, Paulo Titan. "Nós sabemos da importância que o órgão tem para a justiça e dar condições para que os peritos exerçam esse trabalho é ainda mais importante. A reconstrução contempla isso, parabenizamos o governador e a gestão da Polícia Científica por possibilitar isso", concluiu o deputado federal Hélio Leite.
Mín. 21° Máx. 35°