Segunda, 25 de Novembro de 2024
23°

Tempo limpo

Canaã dos Carajás, PA

Geral Pará

Mascotes de clube de futebol divertem pacientes no Hospital Oncológico Infantil

Integrantes de torcida organizada do Clube do Remo participaram de atividades lúdicas com crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer

22/12/2021 às 01h30
Por: Lammego Rádio Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Pará
Foto: Reprodução/Secom Pará

As presenças do Leão e da Leoa, mascotes do Clube do Remo, garantiram na tarde da última segunda-feira (20) momentos de alegria em meio às atividades lúdicas oferecidas aos pacientes em tratamento no Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém.

A iniciativa, promovida pelo Setor de Humanização, com apoio da torcida organizada do clube que atua no Bairro do Bengui, na capital, é resultado do Programa de Voluntariado da Pró-Saúde, atual gestora da unidade hospitalar que integra a rede de saúde pública do Governo do Pará.

O paciente Jhonata Corrêa gostou da visita do Leão e da Leoa azulinos, que mudou a rotina do tratamento
O paciente Jhonata Corrêa gostou da visita do Leão e da Leoa azulinos, que mudou a rotina do tratamento - (Foto: Divulgação)

O Hospital Oncológico Infantil desenvolve diversas atividades lúdicas, incluindo música, artesanato, pintura, oficina de reciclagem, contação de histórias e visitas de voluntários trajados de super-heróis, que mudam a rotina e alegram pacientes e seus familiares. A humanização é forte aliada da unidade no desenvolvimento de atividades que contribuem com a recuperação dos pacientes.

O “Oncológico Infantil” é uma unidade de referência em oncologia pediátrica no Norte do Brasil, atendendo crianças e adolescentes de zero a 19 anos, de municípios do Pará e Amapá. Em média, recebe cerca de mil pacientes por mês, para consultas, atendimentos ambulatoriais, exames e cirurgias.

A torcida organizada “Pavilhão 6 – Bengui Acorrentados” apresentou a proposta ao setor de Humanização, que aprovou a visita. As mascotes foram acompanhadas por integrantes da torcida, que interagiram com os pacientes em atividades que garantiram momentos de descontração.

Pacientes e membros da torcida organizada, que fez a parceria com a unidade de saúde
Pacientes e membros da torcida organizada, que fez a parceria com a unidade de saúde - (Foto: Divulgação)

O menino Jhonata Gabriel Corrêa, 3 anos, ficou empolgado e se divertiu, na companhia da mãe, Karoline Corrêa, que respondia às perguntas da criança sobre as mascotes. O menino gostou tanto, que ficou todo animado para a foto com a equipe da torcida organizada.

Pedro Geovane Monteiro, 38 anos, morador de Macapá, capital do Amapá, que há um mês acompanha o tratamento do filho Pedro Soares Monteiro, 8 anos, também aprovou a visita. “Foi um privilégio participar do evento com o meu time favorito. Foi muito bom interagir com outras pessoas e ver a alegria das crianças. Isso ajuda demais. Eles se distraem, e saem da rotina tão dramática que enfrentam. Isso ajuda a não perdermos a esperança de lutar pela cura”, disse Pedro.

O 'Oncológico Infantil' é referência no tratamento de câncer
O 'Oncológico Infantil' é referência no tratamento de câncer - (Foto: Ricardo Amanajás / Ag. Pará)

Esforço profissional- Para Jaasai Ribeiro, analista de Humanização do Hospital Oncológico Infantil, o trabalho humanizado é fruto do esforço de toda a equipe profissional. “Ao longo desses seis anos, o Hospital vem desenvolvendo ações e implantando projetos que têm contribuído para a oferta de serviços humanizados na assistência ao paciente”, destacou.

O Hospital Oncológico Infantil possui 79 leitos de enfermaria e 10 de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Oferece serviços multiprofissionais em oncologia pediátrica, cirurgia pediátrica, infectologia, ortopedia, neurocirurgia, nefropediatria, cardiologia, cuidados paliativos, psicologia clínica e serviço social. A unidade possui a certificação ONA 3 Acreditado com Excelência, concedida pela Organização Nacional de Acreditação, entidade sem fins lucrativos integrada à uma rede mundial que analisa a qualidade dos hospitais.

O selo de qualidade é um dos mais importantes do Brasil. Na prática, significa que o Hospital adota padrões internacionais de qualidade e segurança assistencial no trato com os pacientes.

Texto: Emanuel Jadir – Ascom/Hospital Oncológico

Por Governo do Pará (SECOM)
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Canaã dos Carajás, PA Atualizado às 04h02 - Fonte: ClimaTempo
23°
Tempo limpo

Mín. 21° Máx. 35°

Ter 33°C 22°C
Qua 33°C 21°C
Qui 34°C 22°C
Sex 35°C 24°C
Sáb 36°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes