Pedidos de saúde, desejos de reencontro e palavras de gratidão. Esses foram alguns dos temas das cartas escritas e lidas pelos pacientes em tratamento psiquiátrico na Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC). A atividade foi realizada nesta quinta-feira (23) como parte das celebrações de Natal na unidade que, além da psiquiatria, é referência também em cardiologia e nefrologia no Pará.
Ao longo da semana, outras comemorações foram realizadas com pacientes do Centro de Hemodiálise Monteiro Leite, Clínicas Pediátrica, Médica e do Ambulatório de Terapia Ocupacional. Na psiquiatria, a programação deste ano foi realizada durante o horário de visita na unidade, dando aos pacientes a possibilidade de vivenciar o tradicional momento marcado pela celebração em família, com os parentes mais próximos.
“Trabalhamos o tema durante toda a semana, fizemos contato com os familiares e conseguimos que muitos estivessem hoje no Hospital. Essa presença, esse encontro já é muito importante para esses pacientes, para mudar a rotina diária de tratamento e até de autocuidado”, explica Selma Frota, enfermeira chefe do Serviço Internação Breve da Psiquiatria no HC.
Além do encontro com familiares, o Natal na Psiquiatria do HC também foi marcado pelo término e alta do tratamento para cinco pacientes. No retorno para casa, 30 cestas básicas e kits de higiene arrecadados junto à Fundação ParáPaz e servidores do HC foram doados para cada um dos pacientes ou familiares daqueles que ainda ficaram na unidade.
Diretora-presidente da Fundação, Margareth Braun reforçou as palavras de agradecimento aos profissionais que atuam no hospital, diante de mais um ano de enfrentamento da pandemia de covid-19 em que centenas de pessoas procuraram os serviços de emergência da unidade, principalmente o de psiquiatria. “Natal é sempre tempo de reflexão e de gratidão. Para nós, é momento de agradecer pelo que fizemos ao longo de mais um ano de pandemia, vendo o quanto foi difícil manter a saúde mental equilibrada e o quanto nossos profissionais se dedicaram para cuidar de todos aqueles que nos procuraram em algum momento”, declarou.
Mín. 21° Máx. 35°