O Mestrado Profissional em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia, da Universidade do Estado do Pará (Uepa), recebe inscrições até esta quinta-feira (06), exclusivamente de forma on-line. O valor da taxa é de R$ 120,00. O processo seletivo 2022 oferta 17 vagas.
Diferentemente do mestrado acadêmico, o coordenador do Programa de Pós-Graduação (PPGEECA), Ronilson Freitas, explica que no mestrado profissional é “necessário desenvolver um Produto/Processo Educacional (PE) a partir de uma atividade de pesquisa, e aplicá-lo em condições reais de sala de aula ou outros espaços educativos, com potencial de replicabilidade, e atendam às demandas dos professores da educação básica”.
O curso está estruturado na área de concentração denominada Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores de Ciências na Amazônia, com duas linhas de pesquisa: Estratégias Educativas para o Ensino de Ciências Naturais na Amazônia e Formação de Professores de Ciências e Processo de Ensino e Aprendizagem em Diversos Contextos Amazônicos.
Ainda segundo o coordenador, o mestrado “vai possibilitar capacitação de professores na área de Educação e Ensino de Ciências na Amazônia, para que os mesmos sejam autores da sua própria prática, sendo capazes de desenvolver propostas de ensino inovadoras e interdisciplinares, que contribuam de maneira eficiente para o processo de ensinar e de aprender ciências”.
Ferramenta- Ronilson Freitas acredita ainda que os profissionais pós-graduados pela Uepa vão poder atender “às demandas regionais de seu contexto socioeducacional, além de contribuir para a solução de problemas na prática profissional docente, por meio da pesquisa como ferramenta de desenvolvimento tecnológico local e regional”.
A seleção dos candidatos será feita em três etapas: prova escrita; avaliação, arguição do anteprojeto e entrevista, e avaliação do Currículo Lattes. O resultado final será divulgado no dia 22 de março de 2022. O curso tem duração de 24 meses, com início previsto para abril. As aulas serão às sextas-feiras e aos sábados, em horário integral, no Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA), vinculado à Uepa, em Belém.
Texto: Rebeca Costa – Ascom/Uepa
Mín. 23° Máx. 39°