Desemprega há 2 anos, a doméstica Maria de Nazaré Rodrigues, 61 anos, foi uma das participantes do curso de costura industrial, disponibilizado na Usina da Paz Icuí-Guajará, em Ananindeua, ela não escondia a alegria em ter concluído o curso que, além do aprendizado, ainda lhe proporcionou a oportunidade de um emprego.
A capacitação foi realizada pela Associação Polo Produtivo Pará – Fábrica Esperança e tem como objetivo capacitar e preparar os alunos para que eles possam empreender na área de corte e costura industrial. Com uma carga horária de 100 horas, o curso foi dividido em duas etapas.
“Dividimos as atividades em dois módulos, o social que foi de 20 horas e o profissional de 80 horas. Na primeira parte, foi tratado o empreendedorismo, cidadania, ética, valores humanos e gestão de pequenos negócios. Já no profissional, foi feito a capacitação e a qualificação das participantes do curso para que pudessem aprender ou aprimorar as técnicas de costura”, informou um dos professores do curso, Noberto Félix.
“Essa foi a primeira capacitação que ofertamos aqui na Usina da Paz Icuí-Guajará, mas também vamos atuar nos outros complexos, de acordo com a demanda e a necessidade de cada Usina. Nós já disponibilizamos o curso de costura industrial há anos e agora trouxemos para a Usina. Visando toda essa proposta do complexo, de integração, esse foi só o primeiro de muitos cursos que ainda serão ofertados’’, disse o diretor administrativo da Associação Polo Produtivo Pará – Fábrica Esperança, Geison Damasceno.
Mais de 30 mulheres concluíram o curso de costura industrial. O gerente geral da Usina da Paz Icuí-Guajará, Alex Melul, destacou a importância desta capacitação.
‘’Esse curso é de grande valia para a comunidade aqui de Ananindeua, porque está capacitando as mulheres para o mercado de trabalho, fazendo com que elas comecem a empreender e se tornem donas do seu próprio negócio, a Usina da Paz do Icuí-Guajará, está sempre incentivando o empoderamento das mulheres’’, disse Alex.
A dona de casa Edna da Costa, 46 anos, é moradora do bairro do Icuí-Guajará há 3 anos e foi uma das participantes da capacitação. Ela afirmou que sempre teve vontade de fazer um curso de costura industrial.
“Esse curso veio para acrescentar muito na minha vida e das outras mulheres que participaram. Eu sempre tive vontade de aprender a costurar e aqui pude realizar esse sonho. Eu não tinha nenhuma noção de corte e costura e agora já sei fazer várias coisas, como shorts, saias, máscaras, aventais, entre outras coisas... Agora eu pretendo abrir o meu próprio negócio. Esse projeto veio em boa hora porque aqui nós éramos esquecidos e a Usina veio para atender as nossas necessidades, eu estou muito feliz com esse projeto’’, relatou a moradora.
Usina da Paz
É um complexo comunitário integrado ao programa Territórios Pela Paz (TerPaz) e promove diversas atividades voltadas para o público em geral. São ofertados mais de 80 serviços gratuitos, disponibilizados pelos órgãos e entidades parceiras do Estado, como espaços para atividades esportivas; salas de audiovisual e inclusão digital; atendimento médico e odontológico; consultoria jurídica; emissão de documentos; ações de segurança; capacitação técnica e profissionalizante; espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade.
Também há espaços para cursos livres e de dança, teatro, robótica, artes marciais, musicalização e biblioteca. Além disso, é disponibilizado pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa) sinal de wi-fi gratuito para os moradores que vivem próximo à Usina da Paz.
O complexo funciona de terça-feira a sexta-feira, das 8h às 22h, aos sábados e domingos, das 8h às 18h.
Mín. 22° Máx. 30°