Diante de um cenário que já se anunciava extremamente preocupante, o governo do Estado, para garantir assistência à população da capital, foram modificados os perfis da Policlínica Metropolitana e do Hospital Regional Abelardo Santos, no distrito de Icoaraci, além da abertura do Hospital de Campanha, no Hangar – Centro de Convenções, e de outras iniciativas que resultaram na preservação de milhares de vidas.
#BoraVacinar- Com a chegada das vacinas contra a Covid-19 a partir de janeiro de 2021, foram encaminhadas, até hoje, 3.002.631 doses de imunizantes ao município de Belém, sendo 487.220 da Oxford/AstraZeneca; 1.668.498 da Pfizer e 846.913 da Coronavac/Sinovac.
Para garantir a cobertura vacinal em uma cidade com quase 1,5 milhão de habitantes, o Governo do Pará ofereceu apoio para o avanço do cronograma de imunização. Em junho de 2021 houve antecipação em duas semanas, o que garantiu a imunização a mais de 120 mil pessoas com 50 anos ou mais, sem deixar a vacinação dos demais grupos - profissionais da Educação e Segurança - e garantir a segundas doses para idosos.
Para essa força-tarefa, o Estado disponibilizou 450 servidores, sendo 300 digitadores e 150 vacinadores. Além da equipe profissional, o governo estadual garantiu Equipamentos de Proteção Individual (EPI), alimentação, transporte das vacinas, segurança e internet para possibilitar a digitação das doses aplicadas em tempo real. A Universidade do Estado do Pará (Uepa) ofereceu ainda três pontos para vacinação em seus campi na capital: Escola Superior de Educação Física; Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) e Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE).
“O governo estadual trabalhou de maneira ininterrupta pela saúde pública em Belém. Investimos em parcerias e qualificações para aprimorar o atendimento e tratamento oferecidos em espaços como a Poli Metropolitana e hospitais públicos que atendem a capital. Além disso, houve a dedicação intensa para conter os efeitos da pandemia no município, incluindo testagem, atendimento a casos suspeitos e apoio à vacinação”, afirma o secretário adjunto de Gestão Administrativa da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Ariel Sampaio.
Unidades- O Hospital de Campanha, instalado no Hangar, até o encerramento das atividades, em outubro passado, atendeu 7.351 pacientes, dos quais 344 foram transferidos, 4.944 receberam alta médica e 2.063 faleceram.
Manutenção– Atualmente, os casos de Covid-19 que precisam de internação são encaminhados, pela regulação do Sistema Único de Saúde (SUS), para o Centro Especializado para tratamento contra Covid-19, que funciona no Hospital Santa Terezinha, no bairro de Nazaré.
A Unidade Especializada em Saúde (URE Doca) continua atendendo casos leves e moderados de Covid-19. A indicação é que o paciente com sintomas há pelo menos três dias se dirija à URE para passar por avaliação médica e, caso necessário, realizar o teste RT-PCR.
Mín. 22° Máx. 30°