No estacionamento da tradicional feira do Ver-o-Peso, o chefe do executivo ressaltou a importância da utilização desses equipamentos para a melhoria da qualidade do açaí e condições de trabalho dos batedores artesanais. Citou o empenho do Governo do Estado em parceria com o Instituto Ver-o-Peso e Prefeitura de Belém para estimular a melhoria no açaí vendido ao consumidor e também as vendas de que sobrevive do tradicional produto paraense.
Além do branqueador e da mesa de seleção, cada trabalhador recebeu cinco basquetas para melhor acondicionar o fruto. O valor unitário de cada kit custa em média R$ 3.849,00. O valor total dos equipamentos entregues foi de quase R$ 1 milhão.
Aprovação- O repasse do kit açaí deixou vendedor Manoel Lopes satisfeito. Ele acredita que o futuro de quem trabalha no ramo só tem a melhorar. “Eu nunca havia visto a entrega de equipamentos para melhorar a qualidade do açaí. Eu já tive o meu, adquirido um tempo atrás, mas já sem condições de uso. A categoria está satisfeita e torce para que esse repasse seja estendido a outros batedores também", ressaltou.
O secretário adjunto da Sedap, Lucas Vieira informou que a entrega desta quarta-feira foi o início do repasse total de três mil equipamentos que integram o Programa de Boas Práticas de Processamento de Açaí. O previsto é que atendam trabalhadores não só da capital quanto de outros municípios da Região Metropolitana. A seleção dos beneficiados está sendo feita através de uma parceria com a Prefeitura de Belém, Vigilância Sanitária (municipal) e associação da categoria. O secretário explicou que através desse trabalho integrado, é feita uma inspeção nos locais de venda para levantar quais são os trabalhadores que necessitam dos equipamentos.
Foi através dessa verificação que a batedora de açaí, Conceição da Silva, de 66 anos, foi uma das selecionadas com o kit. Há 47 anos trabalhando no Ver-o-Peso, ela ressaltou que precisava desse estímulo para melhorar o processamento do produto. “Esse kit açaí foi um verdadeiro presente para Belém, para o consumidor e para nós. Vai melhorar para todo mundo. Eu estou muito alegre. Recebi a visita do pessoal do Instituto Ver-o-Peso, que com muita dedicação está ajudando os batedores de açaí e feirantes de Belém a melhorar seu meio de trabalho”, ressaltou Conceição.
O coordenador de o Instituto Ver-o-Peso, Manoel Rendeiro, mais conhecido como “Didi”, disse que a entrega dos kits foi uma garantia dada pelo governador Helder Barbalho durante o repasse de itens para os feirantes da 25 de Setembro no início de dezembro do ano passado. “Isso representa para a nossa categoria que cada vez o governador nos surpreende. Foi feito uma parceria com o instituto e a Sedap para o repasse desses equipamentos. É um desafio. O governador nos pediu para fazermos uma pesquisa socioeconômica da situação dos nossos batedores de açaí; reunimos com a associação e cooperativa da categoria que nos passaram uma relação e em cima dessa listagem fomos fazer uma visita nos locais de venda”, explicou Didi.
O gerente de fruticultura da Sedap, Geraldo Tavares, disse que a mesa de seleção e o branqueador são dois dos mais importantes equipamentos para garantir a melhor qualidade do açaí. “Esses itens são de grande importância para garantir as boas práticas de processamento do açaí, em condições higiênicas e sanitárias com segurança para o consumidor”, destaca.
Texto: Rose Barbosa/Ascom Sedap
Mín. 22° Máx. 30°