Com investimentos em diversas áreas essenciais, como saúde e infraestrutura urbana, nos últimos três anos o governo do Estado vem contribuindo de forma decisiva para mudar o cenário de Belém. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Obras Públicas (Sedop) mantém frentes de trabalho nos mais variados setores, trabalhando para deixar a cidade mais adequada ao bem-estar da população.
Uma dessas obras é o terceiro Hospital Pronto Socorro, na Avenida Augusto Montenegro, que vai contar com 110 leitos. A unidade vai ocupar uma área de quase 32.500 metros quadrados (m²), com estrutura para ampliar a cobertura de urgência e emergência na Região Metropolitana.
Ainda na área de saúde, o Estado constrói o Hospital Público da Mulher, uma unidade com 120 leitos e atenção, voltada exclusivamente à saúde da população feminina. O Hospital será referência em cuidados especializados em ginecologia (geral, climatério, infantopuberal e colposcopia), mastologia, infectologia, endocrinologia, uroginecologia, reumatologia e dermatologia, além de urgência e emergência. Também prestará assistência a vítimas de violências sexual e doméstica, agilizando o acesso qualificado à Rede de Atenção à Mulher.
Infraestrutura- Adiada por muitos anos pelas gestões municipais anteriores, e assumida pelo Governo do Pará em 2019, a macrodrenagem do canal do Tucunduba, no trecho que vai da Rua São Domingos até a Travessa da Vileta, é outra obra de grande impacto social, econômico e urbanístico no cenário da capital. Os dois primeiros trechos, que compreendem o perímetro entre as ruas São Domingos e 2 de Junho, foram entregues pelo governo no início de 2021, enquanto o terceiro trecho, entre a Rua 2 de Junho e a Travessa da Vileta, foi entregue no aniversário de fundação de Belém, neste 12 de janeiro.
A obra beneficia cerca de 230 mil pessoas, garantindo mais infraestrutura urbana e qualidade de vida. As intervenções incluem a construção da Estação de Tratamento de Esgoto do Riacho Doce, para atender os bairros contemplados pelas obras no canal do Tucunduba.
"São diversas obras, diversas frentes de trabalho, que nós estamos atuando além do nosso dia a dia, com obras de menor impacto, mas que são extremamente importantes, como as praças", destaca Ruy Cabral, titular da Sedop, órgão que também executou as obras no entorno da Usina da Paz no bairro da Cabanagem.
"Gratificante termos nossa contribuição nos territórios de pacificação (áreas de abrangência do Programa Territórios Pela Paz - TerPaz). Para que sejam acessadas as Usinas, houve a intervenção da Sedop levando serviço de infraestrutura, pavimentação asfáltica, drenagem e calçamento naquelas vias desprovidas de benfeitoria importante, para que as pessoas consigam acessar os espaços", informa o gestor.
O cronograma de obras inclui ainda a reconstrução do Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão; reformas e construções de praças públicas, e o Programa Asfalto Por Todo o Pará, que contabiliza 60 quilômetros de vias pavimentadas em Belém.
Habitação– A Sedop também atua na construção de unidades habitacionais nos conjuntos residenciais Riacho Doce I, II e III. Em 2021, foram concluídas 364 unidades, que já estão sendo entregues a famílias que precisaram ser remanejadas por conta das intervenções no canal do Tucunduba, ou estavam inscritas em programas de assistência habitacional do governo.
Mais 80 unidades devem ser entregues neste ano, além das 400 unidades que serão construídas na área do antigo Curtume Santo Antônio, no bairro da Terra Firme.
Mín. 23° Máx. 39°