A Fundação Cultural do Pará recebeu na última quinta-feira (13) estudantes da Escola EEEF Pinto Marques para uma visita guiada pelos espaços da sede da FCP com o objetivo de fazer com que os alunos conheçam o espaço de formação cultural que o Estado oferece à comunidade para garantir lazer e proporcionar conhecimentos.
Os alunos iniciaram a visita pelo Cine Líbero Luxardo, onde puderam assistir ao filme “Extraordinário” e tiveram o contato com a história do cinema contada por um técnico local. Na Biblioteca Pública Arthur Vianna conheceram os espaços de estudo, assim como as seções da Gibiteca, Brinquedoteca e a Fonoteca e conheceram os espaços da Galeria Theodoro Braga.
Para a professora Mirna Guapindaia, professora da Escola Pinto Marques, a visitação é importante não somente para entender a importância da Fundação, mas também como uma experiência de aprendizagem para a vida dos alunos.
“Aqui eu tenho a oportunidade de fazê-los entender o que significa a cultura, as diferentes artes, linguagens que podem se expressar na Biblioteca com a questão da leitura do texto escrito impresso, como instrumento de aprendizagem, mas também ao Líbero Luxardo, e entender que a linguagem cinematográfica significa. Ela comunica, reúne tanto texto visual quanto texto cenográfico”, conta.
O aluno João Cirilo conta que frequenta o espaço com a família seja estudando ou para empréstimo de livros e que o que chamou mais atenção foi a visita ao cinema e a seção Fonoteca.
As visitas guiadas pelos espaços da FCP são agendadas por meio de um ofício informando dia, horário e quais espaços serão visitados e formalizar ao Protocolo Geral.
Texto:Julia Lopes e Julya Fonseca/Ascom FCP
Mín. 23° Máx. 39°