A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) sediou na manhã desta quinta-feira (27) o Fórum Estadual Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação, promovido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O evento, que reuniu cerca de 70 professores de diversos municípios do Pará, começou as 09 h, com a palestra “A importância e o protagonismo da Undime na definição de políticas públicas”.
O tema foi abordado por Vilmar Klemann, assessor Técnico do Conviva Educação e do Busca Ativa Escolar; Evandro Borges, assessor Jurídico da União Nacional, e por Maria Elza da Silva, dirigente municipal de Educação de Bonito (município de Pernambuco) e secretária de Finanças da Undime.
Realizado de forma presencial, o Fórum exigiu a apresentação do cartão de vacinação de todos os participantes no credenciamento, que também usaram máscaras, obedeceram ao distanciamento social e higienizaram as mãos com álcool em gel.
Segundo Márcia Baldini, secretária de Educação do Município de Cascavel (Paraná) e presidente da Undime Paraná, o objetivo do Fórum foi eleger a diretoria da Undime Pará para o biênio 2022-2023, e discutir desafios e metas da entidade em território paraense.
“O objetivo é a eleição da Undime Pará e debater sobre políticas públicas, financiamento, planejamento e saúde mental dentro da escola no Estado do Pará. Além disso, estamos debatendo sobre nossos desafios e próximas metas para a Undime no Estado”, informou Márcia Baldini.
Palestras- No Fórum também foram abordados a importância e o protagonismo da Undime na definição de políticas públicas; gestão e atribuições do dirigente Municipal de Educação frente às políticas públicas educacionais; financiamento da educação – Fundeb, e gestão das emoções.
Dina Keyle, dirigente de Educação do município de Eldorado do Carajás, no Sudeste do Pará, disse que o evento é fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas. “A importância do Fórum é justamente o fortalecimento das políticas públicas pensando na efetivação de um ensino público de qualidade. Isso é uma luta justa. Eu acredito que esse é o maior objetivo, é o grande papel da Undime. É isso que nós defendemos, e o que está sendo repassado aqui será importante para levar para a educação de Eldorado do Carajás", ressaltou.
Texto: Marx Vasconcelos - Ascom/Seduc
Mín. 23° Máx. 39°