Em reunião do Comitê Integrado de Gestores de Segurança Pública (Cigesp) realizada nesta terça-feira (1º), no Centro Integrado de Comando e Controle, em Belém, foi exposta aos gestores do sistema de segurança pública a operacionalização do Programa “Segurança Por Todo o Pará”, coordenado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). Até o final deste semestre estão previstas visitas a 13 Regiões Integradas de Segurança Pública (Risp).
Descentralizando a gestão, o programa visa levar representantes da segurança pública estadual às sedes das Risps para um momento de escuta e identificação das principais demandas da região. No ano passado, o programa percorreu 13 das 15 Regiões Integradas para debater as demandas.
Em 2022 inicia a segunda fase, que consiste em operacionalizar os planos táticos elaborados pelos comitês regionais no interior do Estado, informou o secretário adjunto de Operações da Segup, coronel Alexandre Mascarenhas. “A partir da próxima segunda-feira (14) vamos reunir com cada comitê na sede da regional, com todos os representantes dos órgãos do Sieds e os órgãos parceiros, como os da esfera federal com atuação naquela regional, para montar os planos de ação e colocá-los em prática”, destacou o secretário adjunto.
Para as regionais, a Segup irá disponibilizar recursos logísticos e ofertar apoio dos grupamentos Aéreo (Graesp) e Fluvial (GFlu) para auxiliar os órgãos do sistema de segurança pública no combate à criminalidade. Até o final de junho, esta segunda etapa deve percorrer todas as sedes de regionais para operacionalização dos planos.
“Foi construído um cronograma pela Secretaria Adjunta de Gestão Operacional para essas reuniões no interior, nas sedes das regionais. Até junho, essas reuniões vão ocorrer, e deve acontecer o ‘start’ das operações. Após a operação de lançamento, as ações vão ser contínuas. Cada regional vai passar a desenvolver ações integradas continuamente por todo ano”, disse o coronel Mascarenhas.
Descentralização- Com o objetivo de aprimorar a abrangência de atuação do Sieds, a fim de descentralizar a gestão de Segurança Pública, o programa “Segurança Por Todo o Pará” aperfeiçoa no interior as ações integradas que obtiveram êxito na Região Metropolitana de Belém.
“Através deste programa nós vamos às sedes das Regiões Integradas para construção dos planos, e colocamos em prática. Queremos, com isso, uma padronização das ações da segurança em nível estadual”, destacou o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.
A redução contínua da criminalidade no Pará é a principal meta da iniciativa. “Queremos ir até os gestores locais para que esta descentralização aconteça de fato, promovendo o protagonismo dos agentes locais. Levamos a expertise que está dando certo na Região Metropolitana, para que juntos os órgãos possam somar esforços e fazer frente à criminalidade, consequentemente diminuindo ainda mais os índices criminais no Estado, que por três anos seguidos conseguimos”, complementou Ualame Machado.
Texto: André Macedo – Ascom/Segup
Mín. 23° Máx. 39°