Domingo, 24 de Novembro de 2024
25°

Tempo nublado

Canaã dos Carajás, PA

Geral Pará

Diretorias da Sedap apreciam metas do PPA para o desenvolvimento agropecuário

A atividade marca uma nova dinâmica de interação entre os diferentes setores da secretaria que lançará a programação denominada Agro Café  

15/02/2022 às 16h30
Por: Lammego Rádio Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Pará
Foto: Reprodução/Secom Pará

A instalação de um matadouro no município de Soure, no arquipélago do Marajó, um entreposto de açaí, em Abaetetuba, na Região de Integração do Tocantins, e a reforma estrutural dos dois centros de alevinagem, respectivamente, em Santarém, na Região de Integração do Baixo Amazonas, e em Terra Alta, no nordeste do Pará, estão entre os compromissos regionais assumidos pelo Governo do Estado, executados pela Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), conforme previsto no Plano Plurianual ( PPA).

Nesta segunda-feira e terça-feira, 14 e 15, os representantes das três diretorias de atividades finalísticas da Sedap se reuniram para alinhar as metas físicas e financeiras previstas no PPA/2022, Orçamento Geraldo do Estado (OGE) e Lei Orçamentária (LOA).

A iniciativa de reunir, por diretoria, foi do Núcleo de Planejamento e Assessoria Técnica (Nuplan) da Sedap. Na segunda-feira, pela manhã, participaram os integrantes da Diretoria de Agricultura Familiar (Dafa); à tarde, os da Diretoria de Pesca e Aquicultura (DiPaq). Nesta terça-feira, pela manhã, o encontro foi com membros da Diretoria de Agropecuária (Didag), e, na sexta-feira (18), o Nuplan reunirá os representantes da Diretoria Administrativa e Financeira (DAFI).

A coordenadora do Nuplan, Maria de Lourdes Minssen, explicou que durante a programação foi solicitada a apresentação, por cada diretoria, dos projetos previstos e a serem executados pelas unidades no decorrer do exercício do ano de 2022.

Reconhecimento - A coordenadora do Nuplan, Maria Minssen informou que a Sedap revisou o PPA em setembro do ano passado. “Agora, ele (PPA) veio acrescido de outras demandas da Assembleia Legislativa (Alepa), que são as emendas parlamentares. Revisamos o que pedimos e nada foi cortado. Só acrescido. Isso demonstra que a secretaria teve capacidade de executar”, destacou.

Ela explicou  que os equipamentos para o matadouro de Soure já foram adquiridos e entregues. “Entre os que estão em andamento, a instalação de um entreposto de açaí em Abaetetuba, que é nossa responsabilidade, mas está sendo executado pela Sedop (Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas)”, informou.

Minssen detalhou que a exemplo deste empreendimento (em Abaetetuba), as obras das duas unidades de alevinagem já estão orçadas. “O crédito deste orçamento já foi disponibilizado. Fizemos algumas adequações, sendo que a obra de reforma do centro de alevinagem de Santa Rosa, em Santarém, já iniciou e a obra da Estação de alevinagem Orion Nina Ribeiro, em Terra Alta, está em fase de licitação para a contratação da empresa que irá executar, e este ano, com certeza, iremos concluir”, garantiu a coordenadora do Nuplan da Sedap. 

De acordo com Minssen, a Sedap executou projetos num montante de R$ 98 milhões, procedentes de emendas parlamentares. “Foi uma grande vitória; com isso fomos beneficiados e não cortaram nada do que a gente pediu. E ainda nos deram um pouco mais para investimentos. Neste governo, quando a gente tem projetos e ele está redondinho, o recurso é disponibilizado; o que a gente tem que ter é a estrutura pronta e Termo de Referência de Preço”, reiterou Maria de Lourdes.

 A realização de encontros entre os representantes das diretorias fins e administrativa da secretaria foi aprovada pelos participantes. Luiz Carlos de Oliveira, técnico em gestão pública e estatístico da Gerência de Avaliação e Acompanhamento atrelado ao Nuplan, achou importante a programação.

“Estamos passando às nossas diretorias tudo que foi programado em 2022, com relação às nossas metas físicas a serem alcançadas e todo o financeiro que foi disponibilizado através da nossa OGE, que é uma espécie de repasse financeiro e orçamentário para cada instituição do governo. Estamos formalizando valores e quantitativos para os nossos diretores e demais técnicos, que fazem parte do setor finalístico da Sedap. Essa reunião serve para que nós orientemos os servidores para que venham acompanhar nossos produtos e indicadores com relação ao PPA que vem com novas propostas e  a inserção de novos produtos. É importante que nossas diretorias sejam atualizadas para que possam acompanhar da melhor maneira”, opinou o servidor da Sedap.

Agro Café -Para manter esse novo ritmo de estreitamento com os servidores da secretaria, o Nuplan implantará a partir do dia 8 de março, o Dia da Mulher, a programação denominada Agro Café. A ideia é de uma vez ao mês, segundo explicou a coordenadora de planejamento, haja a reunião com os representantes das quatro diretorias da Sedap, para a troca de informações sobre os projetos em andamento ou previstos de serem executados.

"Vamos interagir mais; assim, podemos juntos discutir nosso planejamento e fazer ajustes se houver necessidade; precisamos, por exemplo, mudar nossos indicadores; a Sedap não é mais uma secretaria executiva e sim de fomento (Desenvolvimento)”, observou a coordenadora do Nuplan.

*Texto de Rose Barbosa (Ascom Sedap)

Por Governo do Pará (SECOM)
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Canaã dos Carajás, PA Atualizado às 04h02 - Fonte: ClimaTempo
25°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 39°

Seg 36°C 22°C
Ter 33°C 22°C
Qua 31°C 22°C
Qui 33°C 23°C
Sex 35°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes