Vinte e três alunos do Colégio com Supervisão Militar Rio Tocantins (CMRio), em Marabá, alcançaram nota superior a 700 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. O resultado está sendo comemorado por policiais militares, professores, pais e alunos da unidade escolar, que foi a primeira a receber o projeto Supervisão Militar Educacional (Sume) no Pará.
O expressivo desempenho dos estudantes que cursam o 3º ano do Ensino Médio é resultado da dedicação dos discentes, somada à atuação dos professores e colaboração dos supervisores militares do colégio, que conta com o projeto Sume desde 2018. “Apesar de termos iniciado o ano letivo pela tela de um computador, com tantas incertezas diante de uma pandemia e sem a presença física, durante boa parte do tempo, nossos alunos conseguiram avançar de maneira surpreendente em seus resultados, graças ao foco e determinação de cada um”, comemora a professora de Língua Portuguesa, Ebiana Borges de Moura.
As aulas de redação incluíram várias atividades de escrita e reescrita com foco em técnicas, competências e correções individualizadas. Deram suporte ao ensino policiais militares que atuam no projeto de supervisão militar, sob a coordenação do major Harley da Costa, além do diretor Elsivan Machado e demais membros da comunidade escolar.
A estudante Éricka Lorranny de Sousa Morais, que em 2020 havia alcançado 740 pontos na redação, superou a marca e chegou em 2021 a 920 pontos dos mil atribuídos à redação. Para ela, a preocupação com o ano letivo era grande, mas o incentivo da professora e o apoio da família foram o diferencial.
“Aos poucos, a professora Ebiana, com muita paciência, nos dizia sempre ‘segurem na minha mão, confiem em mim’. O caminho até aqui foi longo, mas valeu a pena cada esforço. Sinto gratidão por todas as pessoas que fizeram parte desse ciclo, em especial, por toda a equipe gestora e pedagógica do CMRIO. Sei que sempre estarão na torcida por mim”, agradece a estudante, que almeja o curso superior em Nutrição.
Além dela, outros sete alunos tiveram notas superiores às alcançadas em 2020 na redação e outros 16 alunos, que realizaram a prova pela primeira vez, superaram os 700 pontos, notas que ultrapassam a média nacional, compreendida entre 500 e 600 pontos.
Projeto Sume
O Projeto Supervisão Militar Educacional iniciou em 2018, em Marabá, e está em expansão em diversas localidades do estado, além do acordo técnico já firmado e em execução junto à Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), em unidades escolares em Belém e Abaetetuba. O Comando da Polícia Militar organizou, de forma técnica, a estrutura e suporte para este projeto, tendo sua coordenação exercida pelo Departamento-Geral de Educação e Cultura da PMPA, mais precisamente na Seção de Educação Física, Avaliação, Pesquisa e Colégios da PM (SEFPAC), sob a chefia do tenente-coronel Leno Carmo.
Texto:PM Taiane Figueiredo em colaboração: tenente-coronel Leno Carmo
Mín. 23° Máx. 39°