O objetivo é qualificar os servidores municipais de acordo com as exigências e atualizações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Segundo as normas do Código, fazem parte dessa categoria veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, viaturas policiais, de fiscalização e operação de trânsito e ambulâncias. Além da legislação determinada, o Código sugere comportamento seguro, empatia e preocupação por parte dos motoristas com toda a população que trafega nas vias públicas.
Afonso França, instrutor do Detran, ministrou o primeiro e o segundo módulos com abordagens sobre legislação de trânsito e direção defensiva. Segundo ele, com esse conteúdo os alunos aprendem sobre comportamento preventivo ao conduzir veículos de emergência, como evitar colisão, respeito à sinalização e equilíbrio emocional para cada ocorrência.
O terceiro e quarto módulos serão ministrados pelo professor Heldecir Lima. Os alunos devem aprender acerca de normas de primeiros socorros, respeito ao meio ambiente e convívio social no trânsito. Ao término de cada módulo os agentes de segurança vão realizar uma prova prática, para serem avaliados sobre o conhecimento teórico adquirido.
Na opinião da guarda municipal Dulian Pinheiro, o curso agrega informações muitas vezes desconhecidas de quem atua nas ocorrências. “Muitas vezes somos chamados e temos que chegar com muita rapidez ao local do sinistro. A gente está aprendendo aqui a ter uma visão ampla da segurança, a ter empatia e preocupação com todos que estão a nossa volta”, ressaltou.
Mín. 22° Máx. 32°