Os distritos de Fordlândia e Brasília Legal, na cidade de Aveiro, oeste do Pará, receberam ações da Caravana de Cidadania e Direitos Humanos, que a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) está promovendo pelas regiões do Xingu e Tapajós, levando emissão de documento, orientação jurídica e orientações do Procon Pará.
Nos dois dias de ação, a Caravana que conta com o apoio da Polícia Civil, realizou mais de 500 atendimentos à população local. Ao todo, mais de 400 carteiras de identidades foram emitidas.
Fordlândia
No último domingo (20), Fordlândia recebeu a equipe da Caravana de Cidadania e Direitos Humanos, que trabalhou para emitir a documentação de moradores do distrito e de comunidades próximas. Como é o caso do seu Paulo Soledad, o operador de máquinas de 71 anos, conseguiu corrigir um erro no RG. “Na última vez que emiti o documento, faltou a impressão digital na cédula e agora estou aqui para corrigir”, afirmou ele.
Brasília Legal
Brasília Legal, que fica às margens do Rio Tapajós, também recebeu a ação de cidadania, na última segunda-feira (21). A maranhense Sebastiana Barbosa da Silva, 69 anos, fez a troca da identidade. Ela informou que tem encontrado dificuldades em sacar o benefício em instituições bancárias. "Esse meu RG atual tem 15 anos. E a vinda da ação aqui é boa demais pra gente”, festejou.
A Caravana de Cidadania e Direitos Humanos no Xingu e Tapajós continua com atendimentos na cidade de Aveiro, nos dias 22 e 23 de fevereiro. Medicilândia e Brasil Novo também receberão ações de cidadania.
Com a colaboração de Wagner Almeida.
Mín. 22° Máx. 38°