Para quem escolheu Salinópolis, no nordeste Paraense, como destino neste feriadão de Carnaval, está tendo a segurança e tranquilidade garantidas por meio das ações integradas dos órgãos Segurança Pública, sob coordenação da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).
Desde a última sexta-feira (25), o município recebeu mais de 400 agentes de segurança para reforçar o efetivo dando início as ações preventivas e repressivas em combate à criminalidade, assim como as fiscalizações e orientações de trânsito nas vias e rodovias que concentram o fluxo intenso de pedestres e motoristas; além de fiscalizações para fazer cumprir o decreto 2.044 que prevê a política de incentivo a vacinação contra a Covid-19. Ainda somando as ações, o policiamento ostensivo se mantém nas principais vias do município, bem como o monitoramento 24h via câmeras de videomonitoramento do Centro Integrado de Operações (Ciop).
Segundo o secretário adjunto de Operações, Coronel Alexandre Mascarenhas, a tranquilidade é resultado do trabalho integrado que está sendo feito em Salinópolis e em outros municípios do estado.
“Estamos atuando diuturnamente com ações integradas e desenvolvidas com o objetivo de atender da melhor forma a população e garantir um feriado mais seguro para todos. Conseguimos observar que mesmo com o fluxo mais intenso tanto nas praias quanto nas vias, a tranquilidade e segurança estão mantidas e sem intercorrências”, pontuou Coronel Mascarenhas.
"Para nós que trabalhamos com comércio e serviço para a população que vem curtir o feriado, o trabalho da segurança pública é necessário pois nos sentimos mais seguros para continuar nossas atividades. Inclusive, às fiscalizações da saúde nos fizeram estar mais atentos quanto ao comprovante de vacinação de quem frequenta o restaurante. Nós colaboramos com esse incetivo porque sabemos a importância para todos, para superarmos logo essa pandemia", afirmou Jackson Nóbrega, proprietário de um restaurante na Praia do Atalaia.
Fluxo
Outra iniciativa desenvolvida para garantir a fluidez e ordenamento na faixa de área da praia, é o balizamento em mais de dois quilômetros na extensão de areia, com bandeirolas que auxiliam na sinalização nos dois sentidos da praia, para que pedestres e motoristas trafeguem com segurança e evitem acidentes. Para isso, equipes da Segup iniciam o trabalho ainda nas primeiras horas da manhã fazendo a sinalização, enquanto as equipes de trânsito mantém a ordem.
Orientações
Os agentes do Corpo de Bombeiros Militar também estão atuando em toda a extensão da Praia do Atalaia e Farol Velho, resguardando o banho dos frequentadores, além de orientá-los quanto à movimentação da maré, a fim de evitar acidentes nas águas.
Balanço Salinópolis
Da última sexta-feira(25), início da Operação, até as primeiras horas da manhã desse domingo (27), foram registrados 60 boletins de ocorrência, 20 procedimentos policiais instaurados e 17 prisões efetuadas, das quais 13 foram pelo crime de alcoolemia. Ainda durante as ações, 24 estabelecimentos foram fiscalizados por equipes das Polícias Militar e Civil, dentre restaurantes, bares e casas noturnas, sendo 1 deles intimados para regularização de documentação. O Departamento de Trânsito também registrou 31 autuações pelo crime de alcoolemia (Dirigir sob efeito de bebida alcoólica).
A Operação"Carnaval 2022" segue até a próxima quinta-feira, 03, em mais de 50 localidades do estado.
Mín. 22° Máx. 38°