Com um trabalho voltado para a conscientização de condutores, passageiros e pedestres, o Departamento de Trânsito do Estado (Detran), por meio de servidores do seu setor de Educação, está no município de Bragança, no nordeste paraense, desde o último dia 25 de fevereiro, alertando sobre os principais fatores de risco no trânsito.
As ações educativas tiveram início no sábado (26), com abordagens na rodovia PA-458, na Vila de Bacuriteua. No domingo (27), a ação aconteceu na mesma PA, mas cerca de 30 quilômetros adiante, nas proximidades da Praia de Ajuruteua, ponto turístico mais requisitado da região. Lá, foram abordados 164 veículos e 573 pessoas. Os principais fatores de risco observados pela equipe foram o não uso do cinto de segurança; a falta de dispositivo de segurança para crianças; e também a falta de dispositivos para a condução de animais de estimação nos veículos.
"São itens que, infelizmente, ainda são negligenciados pelos condutores e temos que alertá-los sobre o uso correto desses equipamentos de segurança", disse a coordenadora Giovanna Carvalho. O Detran deslocou esse ano 11 servidores da sua Coordenadoria de Educação para o município, que permanecerão lá até o dia 7 de março.
Operação "Volante"
Já na manhã desta segunda-feira (28), agentes de fiscalização do Detran, da Guarda Municipal, Polícia Militar e do órgão de trânsito municipal, participaram conjuntamente da "Operação Volante" pelas ruas de Bragança. O resultado foram 15 veículos irregulares retirados das ruas e conduzidos através de guincho para o Parque de Retenção.
Segundo o coordenador da equipe, agente Alcir Quadros, a operação rendeu mais do que o esperado e as principais infrações encontradas foram a falta de placa e uso de descarga proibida, do tipo "coiote". Ele informou que as operações seguem até a Quarta-feira de Cinzas. Amanhã, os agentes estarão na PA-458, fiscalizando o retorno da praia, com foco no combate à alcoolemia.
Mín. 22° Máx. 38°